O Instituto Lula organiza para sexta-feira 26, às 16h, uma reunião com intelectuais em defesa do ex-presidente na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Se o local não mudar, o PT terá o seu Lava Jato educacional. A instituição tem centenas de ações na Justiça movidas por ex-empregados e deve uma bolada ao INSS e à Receita. Quase todos os seus prédios estão sob garantia de execução fiscal. Na universidade do reitor Cândido Mendes há trabalhador que não sente o salário nas mãos há um ano.

BOE-01-IE.jpg

Justiça
Acabou a sopa

Para desespero de centenas de federações e sindicatos patronais, o TST consolidou o entendimento de que holdings (sem exercer atividade econômica por só controlar outras empresas) não devem a contribuição sindical anual obrigatória. A cobrança corria solta no País, ignorando o recolhimento das subsidiárias. O julgamento em que prevaleceu o voto do ministro Vieira de Mello Filho foi na quinta-feira 18, em Brasília.

Imóvel Público
Abacaxi azedo

A Prefeitura do Rio de Janeiro cedeu um terreno na Cidade Nova, em 2012, para o Tribunal Regional Eleitoral erguer sua sede. A obra orçada em R$ 94 milhões ficou pela metade e a área voltou para o município. Em dezembro agora, o TCU julgou o negócio irregular. Cobra indenização de milhões do município e/ou da construtora Lopez Marinho Engenharia e dos desembargadores Luiz Zveiter e Letícia Sardas (aposentada), entre outros. A gentileza virou um tiro no pé.

PMDB
Barbas de molho

Na votação para escolha do líder do PMDB, na quarta-feira 17, o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, esteve na berlinda. Dizia-se no plenário da Câmara que ele não se licenciou do cargo para votar por temer não ser renomeado para o posto, como ocorreu com Marcelo Castro (Saúde). Afinado com Eduardo Cunha, Pansera não quis correr risco.

Direitos Humanos
Segunda chance

Até a semana passada, 214 entidades assinaram manifesto para que a presidente assine inédito indulto de penas beneficiando condenadas a até cinco anos de prisão por tráfico. A luta é para que o ato seja sancionado no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O argumento faz sentido: quando o homem é preso, as mulheres mantêm a família. Quando elas estão atrás das grades, a família se desfaz. Das 38 mil mulheres condenadas no País, 63% foram flagradas com pequenas quantidades de drogas – e 75% são mães.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

BOE-02-IE.jpg

Energia
Refinaria flutuante

Entrou em operação o navio-plataforma (FPSO) Cidade de Maricá no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Campos. Capaz de processar até 150 mil barris ao dia e seis milhões de metros cúbicos de gás (volumes que se prevê atingir em 2017), vai melhorar o caixa da Petrobras. A estatal tem 65% do negócio, a Shell 25% e a Petrogal Brasil 10%. É a primeira exploração dos portugueses no Brasil.

Esportes
Lá em cima

Na contagem regressiva para a Olimpíada surgiu um baita contratempo. O teto do Maracanãzinho com 26m de altura tem problemas estruturais e precisa de reparo. Abaixo dele, a 12m da quadra, está o placar eletrônico. A última obra no ginásio dos anos 50 foi para os Pan-Americano de 2007. Se começar já, termina em julho, um mês antes do início das disputas de vôlei.

BOE-03-IE.jpg

STF
Mãos à obra

Luiz Estevão deve ser um dos primeiros a sentir os efeitos da decisão do STF, que permite a execução da pena a partir de decisão judicial de segunda instância. O ex-senador está na mira da Procuradoria Geral da República. Condenado no final dos anos 90 por superfaturamento em obras do TRT-SP, só no STJ sua defesa já apresentou dez recursos. De tanto apelar dos 31 anos da pena, hoje Estevão tem a cumprir 28 anos.

BOE-05-IE.jpg

Eleições 2016
Uns e outros

Ao contrário de outros anos, poucos parlamentares pensam em disputar as eleições em 2016. O desgaste dos políticos e o rigor nas regras para doações desestimularam antes fortes candidatos. Além disso, o TSE reduziu de 90 para 47 dias o período eleitoral, diminuindo a exposição pública. Desde 1982 acompanhando disputas, o cientista político Ricardo Guedes, do Sensus, prevê alta no número de votos brancos e nulos. Diz ainda que o PT será o maior derrotado. “O eleitor apresenta grau de rejeição acima de 50% em relação ao partido, a Lula e a Dilma. Nada faz crer que esse índice cairá. Vão se dar bem os candidatos de oposição mais conhecidos”.

BOE-04-IE.jpg

Varejo
Avanço

Um ano após criar um ambiente nas lojas para venda de smartphones, tablets, planos e serviços das principais operadoras e fabricantes de telefonia celular, a Via Varejo colhe dividendos. Em algumas regiões, as unidades que antes tinham exposição e venda tradicional para a categoria e passaram para o conceito Mobile registraram alta nas vendas de 52%. O projeto iniciado em 20 lojas chegará a 170 pontos até dezembro.

Balança comercial
Boa hora

Após três anos, a Arábia Saudita voltará a importar carne bovina in natura do Brasil. Cerca de 50 frigoríficos de nove estados foram credenciados a enviar o produto para aquele país. A expectativa do governo é que só este ano os negócios somem US$ 46 milhões.

Dengue
Para poucos

Quem navega no https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas-zika tem a sensação de que o mosquito Aedes aegypt afetou a cabeça da equipe do ministro Marcelo Castro. Não há preocupação com a clareza da informação. “A zika é caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça”. Você entendeu? Nem eu. Isto sem falar na animação do mosquito voando de um lado ao outro do portal.


Redes sociais
Duas rodas

Uber e bicicleta têm amplo apoio dos usuários das redes sociais. Segundo a CDN Análise e Pesquisa, 85% das manifestações sobre bike são de elogio à sua expansão nas cidades brasileiras. O Uber conta com 87% de apoio. Por outro lado, as queixas recaem sempre sobre os trens – 76% meteram o pau no transporte. O levantamento foi feito entre 1 e 31 de janeiro nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, blogs, YouTube e Google+, considerando perfis de internautas do Brasil.

Música
Para colecionadores

A edição de luxo pelos 30 anos do álbum “Legião Urbana” finalmente sairá. O filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, e os integrantes remanescentes da banda, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, chegaram a um acordo. A versão especial será disponibilizada aos fãs em março pela Universal Music, detentora dos direitos da EMI-Odeon. O “Legião Urbana – 30 anos” reunirá as faixas originais e um álbum de raridades com ensaios, takes e gravações paralelas da mesma época para a TV. “Geração Coca-Cola”, “Ainda é Cedo” “Química” e muito mais para os fãs.

BOE-06-IE.jpg

Fotos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil; RICARDO GUEDES; CRIS BIERRENBACH/FOLHA IMAGEM


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias