Nenhum material biológico saiu do Brasil para pesquisa científica no exterior desde o final do ano passado. Isto prejudica empresas e estudiosos de diversas áreas, além de centenas de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Programa Ciência sem Fronteiras. Em outros países, eles precisam das amostras para dar sequência ao desenvolvimento de projetos inscritos no programa. O Ibama diz que as licenças pararam porque o Legislativo não regulamentou por decreto a nova lei sobre acesso ao patrimônio genético do País. Não à toa a nossa biodiversidade segue pouco conhecida e explorada.

BOE1.jpg

Lava Jato
Andaime vazio

Apontada por Nestor Cerveró como escolha de Lula para tocar a construção de um prédio no Centro do Rio de Janeiro para a Petrobras, a WTorre tem sob si a responsabilidade de construir a sede da União Nacional de Estudantes, no Flamengo, Zona Sul carioca. A obra com vista para a Baía de Guanabara, orçada em R$ 65 milhões, deveria ficar pronta para os Jogos Olímpicos. Mas está longe disso. A grande maioria dos empregados está de folga pelo menos até o carnaval, numa espécie de férias-folia.

Cultura
Quem chega

Ex-presidente da Universal Music e vice-chairman do Conselho do Latin Grammy, Marcelo Castelo Branco vai assumir em 1º de fevereiro a diretoria executiva da União Brasileira de Compositores, líder na gestão de direitos autorais no País. Ele foi escolhido por sua experiência de três décadas com o mundo digital. Marisa Gandelman cuidará das relações internacionais da UBC.

Agricultura
Acerto de contas

Uma força tarefa do Ministério da Agricultura aterrisa na segunda-feira 18 em Mato Grosso. O objetivo é acabar com divergências nas estimativas de grãos entre produtores e entidades locais versus e os técnicos da Conab. Depois do acerto, o Rio Grande do Sul é a próxima parada. Lá, o objetivo será eliminar as incompatibilidades nas avaliações da safra de arroz.

Eleições
Cabo eleitoral

Na convenção nacional do Partido Progressista em março, o presidente da legenda no Estado do Rio, Francisco Dornelles, lançará o nome de Jair Bolsonaro como candidato do partido ao Planalto. Será uma surpresa se ele vencer as eleições presidenciais de 2018. O vice-governador fluminense diz que tomou a iniciativa depois que pesquisas encomendadas pelo PP apontaram que o polêmico deputado federal tem hoje cerca de 10% das intenções de foto.

Turismo
E viva o samba!

Apesar da quase falência de seu sistema de saúde, o Rio de Janeiro exibe força graças ao carnaval. Cerca de 2 milhões de turistas são esperados na cidade, durante os festejos de momo. Parte dos visitantes desembarcará para a folia nos 11 transatlânticos que atracaram na renovada Praça Mauá.

BOE2.jpg

Educação
Dez anos depois…

Prestes a completar uma década de sua viagem ao espaço, o primeiro astronauta brasileiro incorporou uma nova atividade profissional. Marcos Pontes ciceroneou na semana passada um grupo de 44 brasileiros numa visita às instalações do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral. Lá, exibiu silhueta que sugere ser a vida de palestrante mais sedentária do que a de astronauta. Um dos projetos de Pontes para 2016 é assumir uma escola para mil crianças em situação de risco, em Embu das Artes, São Paulo. Para ele foi “bobagem” do Congresso brasileiro cortar verbas para desenvolvimento do programa espacial brasileiro.

Brasil
Em cima e em baixo

Além do BNDES, o ministro Nelson Barbosa andou conversando na semana passada com a cúpula da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, na busca de soluções para o PIB voltar a crescer, no rastro dos bilhões liberados pelo Tesouro por conta do pagamento das pedaladas fiscais. A ideia é que CEF e BB estimulem o andar de baixo do consumo, com ofertas de créditos que façam girar as engrenagens do varejo, praticamente travadas pela inflação, juros altos e o desemprego. O BNDES cuidaria de fomentar os grandes segmentos produtivos.

BOE3.jpg

Politica
General da banda

Destaque na cerimônia de entrega de 160 novos veículos para o Corpo de Bombeiros na semana passada, o governador de Minas Gerais foi saudado ao som do “Dobrado Fernando Pimentel”. A composição é de um músico da força (Acácio). O petista ficou entusiasmado com a melodia que termina incorporando os acordes da famosa “Oh, Minas Gerais”. Apesar do clima de festa, os salários do funcionalismo público mineiro seguem atrasados.

Meio ambiente
Piorou geral

Abrir e manter criadouros da fauna e da flora virou martírio no Brasil. Em 2011, o governo federal transferiu tal atribuição aos estados. Alegando não ter recursos humano e material para aprovar e fiscalizar unidades particulares, os órgãos estaduais de meio ambiente agravam com sua inoperância os problemas de criadores e comerciantes de animais silvestres e da flora, ano após ano. Acordos de cooperação técnica do Ibama com alguns estados não resolveram o problema – e sua legalidade é discutível. O inbroglio estimula o comércio ilegal de plantas e animais.

BOE4.jpg

Economia
Risco Brasil

Grandes bancos estrangeiros passaram a exigir que exportadores brasileiros registrem no Banco Central certificado de que depositaram em armazéns públicos os produtos que enviarão para estrangeiros. Antes, com o simples registro em mãos era possível antecipar o recebimento de outras moedas. Pingo nos is: o ciclo do crédito ficou mais complexo, justo quando os exportadores mais precisam de dinheiro.

Segurança Pública
Enfim…

Após dez anos de crescimento, o índice de homicídios na Região Metropolitana de São Luis (MA) caiu em 2015. Foram 801 casos contra 910 em 2014. Não é de se comemorar, sobretudo olhando para os 313 registros, em 2006. O reforço no policiamento na capital, onde vive 1,3 milhão de pessoas, e a diminuição na terceirização do setor penitenciário ajudaram a melhorar os dados da segurança pública.

Esoterismo
Na China

A Fundação Cacique Cobra Coral — entidade que afirma controlar o clima e tem contrato com o Ministério de Minas e Energia, o Estado e Prefeitura do Rio para afastar tempestades ou fazer chover nos reservatórios da hidrelétricas — vai embora do Brasil. A médium Adelaide Scritori, que diz incorporar o cacique, estuda proposta de um grupo chinês para reduzir a poluição por lá através das chuvas. O contrato teria de ser exclusivo e foi considerado “irrecusável”. Inclui uma ajuda de custo de US$ 1 milhão por mês mais despesas fixas. A médium diz que vai “consultar o cacique” já que recusou no ano passado um convite semelhante da Austrália devido à crise hídrica que passava o Brasil.

Turismo
Ilha de sujeira

Enquanto Bonito (MS) bateu recorde de visitantes em 2015, mantendo intactos os seus recursos naturais, na Costa Verde fluminense a Ilha Grande (RJ) está longe de ser um “paraíso ecológico”. A foto da semana passada comprova a falta de infraestrutura, com gente se espremendo no cais.

BOE5.jpg