Conquistar 45 picos espalhados por desertos no oeste dos Estados Unidos. Subir até o topo de uma montanha para depois descer de skate, em uma velocidade de quase 100 km/h. Ser mulher, adolescente e muçulmana e quebrar estereótipos ao seguir carreira no surf. Morar em uma das maiores favelas do Brasil e, ali mesmo, se dedicar à escalada.

ROCKY-02-IE.jpg
ADRENALINA
Cena do filme "Force", parte da programação do festival Rocky Spirit,
que mostra o escalador e fotógrafo Mikey Schaefer em cumes na Patagônia

Esportes de aventura não são só sinônimo de adrenalina, mas também de superação e transformação. É o que mostram essas e outras histórias que serão exibidas no festival Rocky Spirit, realizado no Parque Villa Lobos, em São Paulo, nos dias 15 e 16 de agosto, e no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, em 12 e 13 de setembro. Em sua quinta edição na capital paulista e quarta na fluminense, o evento pretende reunir um público interessado nas produções, mas também nos encontros ao ar livre. “Percebemos que contribuímos para a criação de uma cultura outdoor. Hoje, o Rocky Spirit é o mais importante festival do meio no Brasil”, afirma a curadora Andrea Estevam, diretora de conteúdo da Editora Rocky Mountain, que idealizou o evento.

Da programação fazem parte 26 filmes, entre três e 27 minutos de duração, sendo 21 estrangeiros e cinco nacionais. Além de Estados Unidos, referência em esportes outdoor, produções de países como México, Bolívia e Argentina também estarão em cartaz.

Mais do que mostrar diversidade de modalidades, houve uma preocupação em selecionar curtas que não mostrem só paisagens e aventuras. “O esporte é um personagem importante em todas as obras, mas sempre há uma história que extrapola”, diz Andrea.

IE2384pag54_RockSpirit.jpg

Nos dois dias do evento em São Paulo, a banda Suricato, que também estará no Rock in Rio 2015, fará shows antes das sessões, às 17h30. Outro destaque da programação é o bate-papo com diretores de dois filmes: Lawrence Wahba, de “Em Busca de Todas as Manhãs do Mundo”, no sábado; e Rafael Duarte, de “Whiteout”, no domingo.

O curta de Wahba foi feito especialmente para o festival e mostra os bastidores das produções cinematográficas sobre natureza e ambiente, meio que ele, mergulhador e documentarista com 20 anos de carreira, conhece bem. Para conferir a programação completa e ter mais informações sobre o festival, acesse www.rockyspirit.com.br.

Foto: Mikey Schaefer