O verão já bate à porta. E com ele vem a preocupação com o corpo. Inclusive entre aqueles que, antes dos atentados nos Estados Unidos, em setembro, pretendiam fugir para o frio do Exterior nesta época. Algumas pessoas estão trocando as prestações da viagem por um retoquezinho de emergência para não fazer feio nas praias brasileiras. É claro que não são apenas elas. Quem iria ficar por aqui começa agora a corrida pelas academias, por dietas rápidas e tratamentos que embelezem sem muito esforço. Felizmente, há saídas indicadas aos vaidosos de última hora. Longe de propor um regime maluco, o fisiologista Turibio de Barros Leite, professor da Universidade Federal de São Paulo, lançou na semana passada o livro Programa das 10 semanas, que ensina como perder peso e ganhar músculos nesse prazo. Outra novidade é a clínica Beauty Runner, recentemente inaugurada em São Paulo com a proposta de associar malhação e tratamentos estéticos de primeira linha. Nos dois casos, a idéia é adotar uma regra de ouro: cardápio equilibrado e prática regular de exercícios.

O fisiologista esclarece que não há milagre. “A proposta é simples. Coloco para os leigos aquilo que já é sabido pela ciência”, diz Leite. O livro tem linguagem acessível e ajuda a quebrar muitos mitos. Há, por exemplo, um capítulo com 42 perguntas e respostas comuns entre quem quer perder peso. O médico Wenzel Acras, 32 anos, foi um dos voluntários que testaram o programa. “Há dez anos, não fazia nenhum esporte. Estava acima do peso e com o sistema cardiorrespiratório ruim. Hoje, corro dez quilômetros tranquilamente”, comemora. Acras conta ainda que não sofreu para fazer a dieta, já que ela se divide em seis refeições ao dia. “Só tive que cortar as porcarias. Emagreci oito quilos”, conclui.

A proposta da Beauty Runner acrescenta à essa fórmula tratamentos de estética que auxiliam no afinamento da silhueta, na perda de celulite e gordurinhas localizadas. Dois novos aparatos tecnológicos chamam a atenção na clínica. Um deles é o Lis, que com estímulos elétricos promete quebrar a gordura e reduzir medidas. O outro é o Criodim, que usa placas de acrílico para elevar a temperatura da região a 40 graus. Depois, ela é reduzida rapidamente a 18 graus com o auxílio de gelo. “Essa variação gera um gasto energético que ajuda a acabar com as gorduras”, assegura Cristina Afonso, gerente da casa. Muitos alunos da academia Runner, ligada à clínica, se empolgaram com o tratamento que combina fitness e retoques estéticos. A gerente comercial Fernanda Cohn, 29 anos, começou cuidando da beleza com o Criodim e pretende entrar na malhação em breve. “Quero ganhar músculos e dar uma levantada no visual. E a clínica oferece também uma nutricionista que ajudou a equilibrar a dieta”, afirma. A professora Regina Bucalon, 45 anos, faz exercícios há sete e recentemente decidiu associar atividade física, dieta e tratamento estético. “Neste ano achei que só a academia não ia dar conta. Agora posso inaugurar minha casa na praia me sentindo feliz no biquíni”, revela.

Cada clínica estética tem uma proposta para a corrida do verão. Na paulista Ego, o tratamento a laser com o equipamento Soft Light e a limpeza de pele com ultra-som são os atrativos. “O laser é de baixa intensidade. Por isso, pode ser usado durante o verão sem que seja necessário se proteger do sol”, explica Olga Figueiredo, uma das sócias da empresa. O raio é aplicado na face para estimular a produção de colágeno (fibra que dá sustentação à pele), preenchendo rugas finas. O ultra-som promove uma limpeza menos dolorosa e age sobre rosto, costas e bumbum. Já na clínica La Difference, também em São Paulo, foi criado um pacote para quem quer resultados rápidos. “Combinamos ultra-som (para gordura localizada) com endermologia (técnica que faz massagem profunda) para melhorar a circulação. Em três semanas, já se tem uma diminuição das medidas”, afirma a fisioterapeuta Cecília De Crescenzo, sócia da clínica.

Outro método que faz sucesso no combate aos excessos é a aplicação de injeções de fosfaditilcolina. O Lipoestabil, nome comercial do produto, tem efeito rápido. A dermatologista Patrícia Rittis, precursora da técnica, adverte que as aplicações devem ser feitas por um médico. “Existem academias e clínicas fazendo aplicações irresponsáveis.” As injeções dissolvem com bons resultados a gordura em culote, cintura, barriga, coxa e braço. A personal trainer Meire Augusto, 30 anos, fez aplicações na parte interna das coxas. “Tinha uma gordurinha que me incomodava. Acabei com ela”, conta.

Os dermatologistas fazem ressalvas nessa hora em que parece que vale tudo. A médica paulista Luciana Conrado diz que quem fez peeling (descamação) durante o inverno tem de se cuidar na hora da exposição aos raios solares. Manchas e rugas podem voltar com o abuso do sol. Ela lembra também que não são só as curvas que precisam de cuidados para o verão. “O uso de toxina botulínica para quem sua excessivamente, por exemplo, é uma ótima saída para não ficar pingando em horas indevidas nos dias de calor. Ele pode ser aplicado nos pés, mãos e axila e dura em média seis meses”, explica. A dica é aplicar a toxina entre novembro e dezembro. “Assim, o efeito dura até o Carnaval”, completa. O dermatologista mineiro Jackson Machado Pinto, da Santa Casa de Belo Horizonte, afirma que quem pretende se expor ao sol precisa preparar a pele. “Beber água, usar óleos e hidratantes e tomar banhos morno ou frio já é um bom começo”, diz. Simples assim. Quem promete milagre, segundo ele, provavelmente está mentindo. É preciso abrir o olho.