A integrante da realeza critica o presidente da França, diz que a monarquia é coisa do passado e afirma ter conhecido Dilma pelo Google há oito dias

abre.jpg
COMPARAÇÃO
"A monarquia da Inglaterra é completamente diferente", diz a princesa Marina
 
 

A princesa Marina de Bourbon gosta de usar um colar de pérolas diferente para cada recepção a que comparece. Nos anos 50 e 60, ela viveu seus áureos tempos entre Paris e Saint Tropez ao lado do marido, o príncipe André de Bourbon Parme (1928 -2011), descendente dos Bourbon, uma das famílias mais tradicionais da França. Os Bourbon reinaram entre o final do século XVI e o início do século XIX, com exceção de períodos como o governado por Napoleão Bonaparte.
 

01.jpg
"Não gosto nem um pouco do presidente François Hollande. Ele só diz
mentiras, não sabe se comportar e tem um monte de namoradas"

Residente em Roinville, a uma hora de Paris, a aristocrata só vai a capital francesa por causa de sua boutique de presentes, com nome homônimo. Aos 80 anos, Marina de Boubon é uma princesa sem papas na língua, com toda elegância e cordialidade. Ela passou por São Paulo para comemorar os 20 anos da marca de seu perfume, Princess Marina de Bourbon. Na passagem pela capital paulista, visitou a Fundação Gol de Letra, do ex-jogador Raí, que adorou conhecer. Sem aparentar oito décadas de vida, Marina disse que o segredo de sua jovialidade é o bom humor. “Acima de tudo, sou uma pessoa feliz, corro para longe de tudo o que é ruim e me deixa aborrecida”, diz. “Felicidade é o meu segredo.” 
 

02.jpg
"Também conheci Picasso. Não, ele não
flertou comigo. Acho que teve medo (risos)"

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

 

ISTOÉ

 Como a sra. vê a França hoje?

 
Marina de Bourbon, da França

 Estou sempre esperando o melhor. Porque não pode ser pior. Acho que o momento econômico mais grave na Europa está superado. Temos que mentalizar. 

 
ISTOÉ

Qual a opinião da sra. sobre o presidente François Hollande?

Marina de Bourbon, da França

Não gosto nem um pouco dele. Ele só diz mentiras. Não é uma pessoa que fale a verdade. Na vida você não pode mentir. Tem que ser uma pessoa clara, espontânea e natural. E ele não é nada disso.

ISTOÉ

 Houve algum episódio que sedimentou essa opinião?


 
Marina de Bourbon, da França

 Ele não tem respeito pelas pessoas em volta dele. Não sabe se comportar. Não tem a postura que um presidente e um político deveria ter. Na frente na rainha da Inglaterra, ele se sentou. E ele tem um monte de namoradas aqui e ali. Isso é vergonhoso. Se separou e parece que está agora voltando para a primeira mulher. Ele não é sério. Ele não é simples. É manipulador. Nada é verdadeiro em volta dele. Não é possível dirigir um país tendo esse posicionamento. 

 
ISTOÉ

 A sra. aposta numa eventual volta do ex-presidente Sarkozy?

 
Marina de Bourbon, da França

 Ele acha que vai voltar, mas eu acho que não. Por que o que ficou do seu legado é como se ele tivesse enganado a população. Então acho que Sarkozy não será eleito novamente. 

 
ISTOÉ

 E Carla Bruni?

 
Marina de Bourbon, da França

 É muito bela. Sim, ela era a melhor coisa do governo Sarkozy. Ele largou de uma outra para casar com ela. Como todos os homens. 

 
ISTOÉ

  Qual então é o presidente dos seus sonhos?


 
Marina de Bourbon, da França

 Eu espero que ele apareça. Ele ainda não se apresentou. Eu gostaria, para o futuro, que tivéssemos uma pessoa jovem na presidência.

ISTOÉ

 A sra. é princesa na França, berço da República, pós-revolução francesa. Como vê a monarquia como sistema de governo? 

 
Marina de Bourbon, da França

 É muito demodé. Não é mais moderno. Hoje a monarquia precisaria de muito dinheiro e não poderia sair por aí pegando dinheiro dos outros para voltar novamente ao poder. A monarquia já passou. Cada um deve viver a sua época.

 
ISTOÉ

 E como a sra. avalia a monarquia inglesa e os 89 anos da rainha Elizabeth?

 
Marina de Bourbon, da França

 A monarquia na Inglaterra é completamente diferente. Lá nunca cortaram a cabeça de uma rainha. Não é fácil ser princesa ou fazer parte da monarquia num país onde uma rainha foi decapitada. Então o dia em que cortarem a cabeça de uma rainha lá, como na França, pode ser que eles pensem diferente. Mas monarquia na Inglaterra é bem interessante. Por favor, tome cuidado, não sugeri cortar nenhuma cabeça na Inglaterra. (risos)

 
ISTOÉ

 Na monarquia inglesa de fato nunca houve nenhuma cabeça cortada,  mas a história recente da família real inglesa sempre foi empolgante e polêmica. Como observa o momento de calmaria, com o Príncipe William e Kate Middleton tendo seus bebês? 

 
Marina de Bourbon, da França

 Acho os ingleses muito educados. E eles se respeitam. A família se defende. Eles estão numa boa fase. O Príncipe George chegou, Charlotte chegou. Isso traz uma atmosfera de moralidade. E a jovem família real britânica é moderna. Gosto do jeito como a esposa do Príncipe William (Kate Middleton) se movimenta. Faz coisas. Ela é tônica. Eles estão dentro do contexto de uma época.

 
ISTOÉ

 Há uma nova era de plebéias se tornando princesas, com Kate Midletton. Para a senhora, como foi passar de plebéia a princesa nos anos 50?

 
Marina de Bourbon, da França

 Para mim foi tudo bem porque a minha sogra me adorava. Foi tranqüila a minha transição e mesmo a aceitação ao fato de eu não pertencer à realeza. Minha sogra era francesa, mas descendia da família real da Dinamarca. E todas as coroas escandinavas são muito modernas. Havia uma aceitação muito melhor aos plebeus do que em outras coroas. Meu marido era também príncipe da Dinamarca porque herdou o título da mãe dele.

.
 
ISTOÉ

 Diana foi uma princesa que sofreu com a sogra. Como a senhora a enxergava?

 
Marina de Bourbon, da França

 Acho que a rainha amava demais o filho. E por isso, talvez, não conseguia amar a nora. Diana não foi amada ao nível que deveria ter sido, pelo tipo de pessoa que ela era.

 
ISTOÉ

 A sra. conhece um pouco sobre a política brasileira e a presidente Dilma?

 
Marina de Bourbon, da França

 Não. Tem tanta coisa bonita no Brasil que política para mim não faz diferença. Descobri há oito dias que o País tinha uma presidente mulher. Pesquisei na internet antes de viajar. Como não vinha há 10 anos, quis me informar um pouquinho. Sabia que Lula era um autodidata. 

 
ISTOÉ

 Quando volta ao Brasil?

 
Marina de Bourbon, da França

 Volto ao Brasil no lançamento do meu próximo perfume. Sigo as fragrâncias. 

 
ISTOÉ

 Tem filhos?

 
Marina de Bourbon, da França

 Duas filhas e um filho. Minha filha mais velha é designer. Desenha louças. Minha outra filha antes trabalhava, agora não mais. E meu filho trabalha com vinhos e licores. E tenho seis netos, cinco meninas e um adorável menino. Tem 18 anos e é fotógrafo. Tenho uma neta de 10 anos, que ama perfumes e quer ser cantora.

 
ISTOÉ

 Conheceu Raí? 

 
Marina de Bourbon, da França

 Tudo é bom nele. As mãos deles são perfeitas. A voz dele. Ele é excepcional. E as coisas que ele faz são espetaculares. E é lindo! Não lembrava dele jogando na França. Agora vou começar a ver mais futebol.

 
ISTOÉ

 Do que gosta?

 
Marina de Bourbon, da França

 Gosto muito de dança. Dançava até 16 anos. Não era balé. Não passei na prova do conservatório. 

 
ISTOÉ

 Conheceu o artista e escritor surrealista Jean Cocteau?

 
Marina de Bourbon, da França

 Éramos amigos. Ele emprestou sua capela na França para o meu casamento. Nunca ninguém havia se casado ali, na beira da praia, na Riviera Francesa. Ele também a decorou. Era uma capela de pescadores. 

 
ISTOÉ

 Como nasceu essa amizade?

 
Marina de Bourbon, da França

 Nos conhecemos em um jantar. Eu ainda era solteira. 

 
ISTOÉ

 Como a sra. conheceu seu marido?

 
Marina de Bourbon, da França

 Em St. Tropez. Nos olhamos na praia e de noite fomos dançar. Daí para frente não nos separamos mais. Ficamos casados 50 anos. Quando nos conhecemos, eu andava de scooter. E tinha que voltar para Paris no dia seguinte, para  abrir minha loja de decoração. Dois dias depois, ele estava na porta da minha loja. Eu não sabia que ele era príncipe! 

 
ISTOÉ

 Qual foi sua reação?

 
Marina de Bourbon, da França

 Ele me falou que a única opinião que importava sobre o casamento era a da mãe. Se ela dissesse não, ele não casaria. Mas a princesa (Margreth da Dinamarca) aprovou. 

 
ISTOÉ

 O que seus pais faziam?

 
Marina de Bourbon, da França

 Meu pai era militar. Minha mãe tinha uma perfumaria.

 
ISTOÉ

  Qual foi a reação dos seus pais?

 
Marina de Bourbon, da França

 Meu pai disse: “Mas ele fuma e não fez o serviço militar”. Meus pais eram divorciados e minha mãe  se casou novamente com um jogador de rugby basco. 

 
ISTOÉ

 Sua família era rica?

 
Marina de Bourbon, da França

 Muito burgueses.

 
ISTOÉ

 Antes de conhecer o príncipe, a sra. era muito namoradeira?

 
Marina de Bourbon, da França

 Um pouquinho. Trocava muito rápido. Tenho muitas lembranças disso. Não vou dizer os nomes, mas todos já morreram. Quando vou dormir, costumo contar os amigos que já morreram. 

 
ISTOÉ

  Houve algum protocolo para sua aprovação como princesa?

 
Marina de Bourbon, da França

 Os Bourbons se juntaram no Plaza Atenné em Paris. Eu e André estávamos numa suíte e a família toda na outra suíte reunida para aprovar o casamento. Meu marido dizia: se eles não aprovarem, não casamos e ficamos juntos. Mas um membro da família foi nos comunicar que estava aprovado. 

ISTOÉ

 O que é melhor em ser princesa?

 
Marina de Bourbon, da França

 Uma das melhores coisas é estar sempre ao lado do anfitrião. Mas ser princesa, podendo trabalhar, é muito importante para mim. Trabalho desde os 18 anos. Se eu fosse uma princesa de antigamente não poderia fazer isso.

 
ISTOÉ

 E o lado difícil?

 
Marina de Bourbon, da França

 Tenho que estar sempre à altura do que as pessoas esperam de mim. Nunca posso decepcionar.

 
ISTOÉ

 Teve outros amigos notáveis?

 
Marina de Bourbon, da França

 Conheci Simone de Beauvoir, por exemplo. Ela falava tudo francamente e por isso era interessante. Mas só falava dela e das mulheres em geral. Também conheci Picasso.

 
ISTOÉ

 Ele não flertou com a sra.?

 
Marina de Bourbon, da França

 Não. Acho que teve medo. (risos) 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias