O ano ainda está longe de acabar. Mas, como de costume, as indústrias de automóveis soltam os fogos e abrem o champanhe antes da hora. A linha 2002 começa a chegar às concessionárias do País. Uma das novidades é o Fiat Doblò. Feinho talvez seja um adjetivo bem simpático para definir o design desse multiuso. Mas beleza, definitivamente, não é o forte aqui. O destaque do Doblò é o seu excelente espaço interno. A exemplo do Renault Kangoo, um de seus concorrentes, o multiuso da Fiat terá também uma versão para transporte de carga. O Berlingo, da Citroën, é outro que briga nesse segmento. A grande vantagem dos feiosos é o preço. Custam entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. Bem mais baratos do que os Renault Scenic, Citroën XSara Picasso e GM Zafira, seus teóricos, porém mais caros e luxuosos, adversários. E por falar em luxo, a aristocrática Jaguar traz para o Brasil seu novo X-Type. O sedã compacto será o carro mais barato da fábrica à venda no País e virá para brigar com os Mercedez da Classe C, Audi A-4 e BMW Série 3. A Jaguar pretende atrair clientes jovens e bem-sucedidos. Um dos adversários do X-Type será o Sport Coupê, da alemã Mercedes-Benz. Derivado da Classe C, o carro é um canhão sobre quatro rodas. Equipado com um motor 230 Kompressor de 197 cavalos de potência, o Sport Coupê foi feito para quem gosta de manter o pé direito colado ao assoalho. O charme do modelo é o teto solar de vidro. Ambos devem custar mais do que R$ 100 mil.

Compacto – Com um preço bem mais acessível, o reestilizado Polo, da Volkswagen, é a solução ideal para quem não vê mais graça no Gol, mas não tem dinheiro para comprar um Golf. O compacto será uma das vedetes da montadora no badalado Salão de Frankfurt, que acontecerá entre 13 e 23 de setembro, na Alemanha. Na terra do chucrute e da cerveja, onde será lançado em novembro, ele virá equipado com motores de 3 e 4 cilindros (65 a 75cv) e uma versão TDI de 75cv. No Brasil, a montadora ainda não divulgou as motorizações do carro, que deve chegar às concessionárias na metade do ano que vem. O orgulho nacional francês não ficaria inerte diante da ofensiva anglo-germânica. Do país dos vinhos Beaujoleais chegam o Peageaut 307 e o Citroën C5. O plus do C-5 é o moderno sistema de suspensão Hydractive 3. Sensores eletrônicos regulam a altura do carro em relação aos buracos das ruas brasileiras. A compatriota Peugeot contra-ataca com o 307. O lançamento oficial no Brasil será em outubro. A série 307 virá para substituir a linha 306. Na batalha pelo consumidor, a lendária Alfa Romeo apresenta uma arma que promete fazer estragos na concorrência. Até a metade de 2002 chega aqui o novíssimo 147. Ao dirigi-lo, você se sentirá um verdadeiro Rubinho Barrichello. O câmbio Slespeed é uma versão passeio do utilizado pela Ferrari F-1. Nada de alavancas. As trocas de marchas são feitas por borboletas instaladas atrás do volante.

Quem gosta de luxo, mas não abre mão de adrenalina, tem que correr às concessionárias Chrysler. Em outubro, desembarca por aqui o Liberty, a nova versão do famoso Jeep Cherokee – que promete causar furor entre os jgadores de futebol e pagodeiros, fiéis compradores do carro. Mas aquele consumidor comum, sem tantos cifrões na conta bancária, deve estar querendo saber se não há nenhuma novidade para ele. Há sim. Até o final do ano a General Motors apresenta o novo Corsa. A eterna concorrente Ford contra-ataca com o Fiesta Sedan. Como se vê, carros não faltam. Talvez não se possa dizer o mesmo do dinheiro.