Aparelhos sob suspeita
Todo mundo já viu alguma campanha na tevê que fala das maravilhas dos aparelhos abdominais para usar em casa. Mas uma pesquisa que será apresentada em setembro pelo Conselho Americano de Exercícios joga água fria nessa história. Ela garante que alguns desses produtos queimam menos calorias do que uma caminhada leve. Diz ainda que a malhação cotidiana movimenta mais os músculos da região e tem mais efeito do que esses artefatos.

Não abuse do incenso
Uma universidade de Formosa alerta que a queima abusiva de incenso, que ocorre principalmente em templos, pode contaminar as pessoas com elementos químicos nocivos para os pulmões. Os pesquisadores dizem que acender um incenso muitas vezes traz conforto espiritual, mas é preciso não se expor à fumaça excessiva.

 

 

Vacina contra leishmaniose
O Instituto Nacional de Doenças Alergênicas e Infecciosas, dos Estados Unidos testou com sucesso uma vacina contra a leishmaniose, doença tropical transmitida pela picada de um mosquito. A droga foi criada a partir da saliva do inseto. A enfermidade provoca feridas na garganta, no nariz e pode atingir órgãos internos.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

 

 

Tratamento infantil

O Programa Nacional de Aids aprovou o lopinavir/r, remédio de última geração, como primeira opção para crianças até dois anos e como alternativa para aquelas, um pouco mais velhas, que não reagem a um outro medicamento, o inibidor de protease. A droga, com o nome comercial de Kaletra, será distribuída gratuitamente. O infectologista João Mendonça, integrante do grupo de consenso para o tratamento de adolescentes e adultos (comissão que dá as diretrizes do programa), afirma que no dia 21 haverá uma reunião para discutir o uso do lopinavir/r.


Santo Leite
Cientistas ingleses suspeitam que beber leite pode ajudar o corpo a combater infecções e outras doenças. Eles estão avaliando o papel de um tipo de gordura encontrado no líquido, o CLA. Os especialistas acreditam que a substância é benéfica para o sistema imunológico. O estudo deve durar três anos.

 

Pílula do dia seguinte

Quantas horas depois da relação sexual se pode tomar a pílula do dia seguinte?
Gisele Ramos,
de Taboão da Serra (SP)

A pílula do dia seguinte pode ser ingerida nas primeiras 72 horas após a relação – se ela foi desprotegida ou se a camisinha se rompeu. Trata-se de um hormônio sintético (o progestogênio) que inibe a ovulação e a fertilização. As chances de falha chegam a 2%. Existe a possibilidade de haver sangramento logo na primeira semana após a ingestão da pílula. Também há o risco de a mulher sentir algumas reações colaterais, como dores de cabeça, vômitos e dor nas glândulas mamárias. Não deve ser usada nos casos em que a gravidez foi confirmada. Também é desaconselhável para mulheres com história de asma, doenças cardíacas, hipertensão, problemas vasculares e depressão.
Nadir Oyakawa, ginecologista
do Hospital Pérola
Byington, São Paulo

Verruga


Já usei remédios, pomadas e fiz microcirurgias para combater as verrugas periungueais, mas elas persistem. Existe algum tratamento eficaz?
Jaqueline, por e-mail

As verrugas localizadas ao redor das unhas, chamadas periungueais, são provocadas por vírus e bastante difíceis de tratar. O problema maior é fazer com que os medicamentos atinjam as áreas infectadas, debaixo das unhas. Nesse caso, às vezes a cirurgia é necessária para remover o vírus de locais fora do alcance dos medicamentos.
Ediléia Bagatin, dermatologista da Universidade Federal
de São Paul


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias