André Sarmento
Haverá aulas de ginástica localizada, step, corrida, axé e até street dance

Cruzeiros marítimos são propícios a fantasias. Não é à toa que essa é uma opção para recém-casados e casais em férias. Mas eles também podem ser uma alternativa para quem pretende descansar e não perder a forma com a temporada de sol, praia, chope e boa mesa. No começo de março, zarpa de Santos, no litoral de São Paulo, o navio Costa Marina, da companhia Costa Cruzeiros, para a sétima edição do roteiro Nordeste Fitness. Serão oito dias de muita malhação a bordo de um navio para 900 passageiros. Para isso, a empresa contratou 12 professores, redefiniu espaços para instalar aparelhos de musculação e ginástica e convocou uma nutricionista para montar um cardápio de baixas calorias, mas energético.

É normal encontrar em cruzeiros ambientes preparados para pessoas que gostam de malhar. O Costa Marina, por exemplo, tem uma academia montada e conta com personal trainers entre os funcionários. Durante o roteiro da malhação, esse time ganha o reforço de profissionais que se destacaram em convenções de fitness. “Muitas pessoas terão contato com algumas modalidades pela primeira vez”, afirma o coordenador técnico do cruzeiro, Paulo Henrique Ferreira da Silva, ex-campeão mundial de aeróbica.

Uma das atrações da edição deste ano é o método Pilates (condicionamento físico com o uso de aparelhos). As aulas de afro-samba-reggae, street dance e axé (que misturam ginástica com dança) prometem sacudir a arena montada ao ar livre. O roteiro da malhação inclui ainda modalidades como step, corrida e exercícios localizados e musculação. A superacademia flutuante terá também 25 bicicletas do tipo spinning (para exercícios de alta performance). “Queremos orientar os passageiros sobre os benefícios da atividade física. O cruzeiro será divertido e sadio”, completa Ferreira da Silva. Além dos exercícios, o cruzeiro terá palestras. Uma delas será dedicada à nutrição. “Existe um mito de que em navios as pessoas comem demais. No roteiro do fitness, há um cardápio alternativo que mostra as calorias dos pratos. São opções que não passam de 600 calorias”, explica a nutricionista Cynthia Antonaccio, consultora do Nordeste Fitness.

O programa, que custa a partir de R$ 1,7 mil, tem despertado a atenção dos mais jovens. “Em geral, a média de idade dos passageiros gira entre 40 e 50 anos. Nesse cruzeiro, o índice tem uma redução de 15 anos”, conta Francisco Ancona, consultor de marketing da companhia. Com tantos atrativos, fica mesmo difícil não embarcar na onda da malhação. Ainda mais porque ver gente em forma, bronzeada e bonita (incluindo os oficiais italianos do Costa Marina) estimula a vontade de colocar o corpo em ordem.