O líder dos cravos

Conhecido como o “General da Paz”, o ex-presidente de Portugal Francisco Costa Gomes morreu na terça-feira 31 em Lisboa, aos 87 anos, de causa não revelada. Ele presidiu o país de 1974 a 1976, comandando o processo de transição da ditadura salazarista para a democracia iniciada com a Revolução dos Cravos. Conciliador e moderado, conseguiu que as diversas facções ideológicas dentro das Forças Armadas não jogassem Portugal numa guerra civil.

A rainha vai para casa

A rainha-mãe da Inglaterra, Elizabeth, deixou o hospital King Edward VII, em Londres, na quinta-feira 2. Ela foi internada com esgotamento nervoso e anemia. A rainha, que completa 101 anos nesse sábado 4, recebeu transfusão de sangue.

 

Internado Roberto Campos

O ex-ministro do Planejamento (governo Castelo Branco) e ex-senador Roberto Campos, 83 anos, foi internado no domingo 29 na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, com pressão baixa e insuficiência respiratória. Segundo os médicos, ele reage bem ao tratamento, mas seu estado é grave.

Morreu
 

A jornalista Maria Coeli Mendes. Ela começou sua carreira na década de 70, no Pará. Trabalhou no O Estado de S.Paulo, Correio Braziliense e ISTOÉ. Em Brasília, aos 52 anos, de câncer. Na quarta-feira 1º.

Recebeu alta

Do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o governador de Minas Gerais, Itamar Franco. Ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada da vesícula. Na quinta-feira 2.

Preso

O músico Nelson Milesi de Albuquerque Cerqueira, filho do general Nilton Cerqueira, ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Ele foi detido em flagrante por porte de drogas. No sábado 28.

Condenado

Pelo Tribunal Internacional de Haia a 46 anos de prisão o general bósnio Radislav Krstic, responsável pelo genocídio de oito mil muçulmanos. É a primeira vez que um réu é condenado por extermínio desde o holocausto na II Guerra Mundial. Na Holanda, na quinta-feira 2.

Declarados

Heróis de guerra pelo Tribunal Marítimo Brasileiro os dez pescadores do pesqueiro Shangri-lá que foram mortos em 1943 na costa de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, pelo submarino nazista U-199. Na terça-feira 31.