ABRE.jpg
CONECTADA
A criança levantou da cama no meio da madrugada?
A cama inteligente SleepIQ Kids avisa

E se as senhas para acessar computadores e sistemas de segurança não fossem mais necessárias? E se seu próprio rosto fosse o suficiente para abrir a porta de casa? Mais do que isso: e se todos os aparelhos eletrônicos tivessem sensores e pudessem comunicar-se entre si? A narrativa virou realidade na semana passada, quando a International Consumer Electronics Show (CES), maior feira de eletrônicos do mundo, mostrou que essa tecnologia está cada vez mais acessível. O tema recebeu novidades de 900 expositores, de eletrodomésticos a automóveis. “As pessoas pensam que esse mundo faz parte de um futuro distante”, disse Boo-Keun Yoon, presidente global da Samsung. “Mas a internet das coisas não é mais ficção científica, é um fato.”

A “internet das coisas”, em que os dispositivos inteligentes se conectam por uma rede sem fio e podem ser controlados remotamente (leia quadro) está ao alcance do consumidor. Com ela, já é possível comandar a televisão, a máquina de lavar e até a cama das crianças de longe. O aspirador de pó robô lançado pela Samsung, que mapeia todo o ambiente, desvia de obstáculos e vai sozinho à estação de carregamento quando a bateria estiver acabando, deve chegar ao Brasil nos próximos meses.

Entre os lançamentos de vários fabricantes, a regra é uma só: todos funcionam com código aberto. Assim, aparelhos de diferentes marcas e sistemas operacionais podem trabalhar juntos. Os fabricantes de processadores não ficaram de fora. A Intel, por exemplo, levou ao público um computador do tamanho de um botão de camisa. O Curie, previsto para chegar às lojas no segundo semestre, deve ser usado sobretudo na tecnologia vestível, como roupas e relógios inteligentes. A próxima revolução já começou e ela nunca foi tão conveniente. 

IEpag64Tecnologia.jpg

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias