Julio Vilela
Luize Altenhofen: depois de três comerciais de cerveja e várias capas de revista, virou apresentadora de um quadro no Domingão do Faustão

Elas são conhecidas menos por seus nomes do que pelos apelidos como a moça da gotinha, a garota do E.T., a loura que desce redondo. Povoam outdoors, comerciais e sobretudo o imaginário masculino. Antes de protagonizar campanhas de cervejas, eram quase anônimas. Mas, depois de ter suas imagens espalhadas por milhares de bares ou reproduzidas centenas de vezes na tevê, tomam o lugar de outras musas.

O caminho é sempre o mesmo: do comercial para as capas de revista, então para os ensaios sensuais na internet e depois a televisão. A gaúcha Luize Altenhofen, 21 anos, é o melhor exemplo. Com quatro anos de carreira e três campanhas de cerveja, ela contabiliza uma dúzia de capas de revistas e cachês de até R$ 50 mil por campanha. Após a guinada, abriu uma pousada em Ubatuba, no litoral de São Paulo, e hoje seleciona seus trabalhos a dedo. Eleita por uma revista masculina a mulher do milênio, foi contratada para apresentar o quadro Calor, do Domingão do Faustão. Até se incomoda em ser rotulada como musa de bebida. “Nem tenho mais contrato com a Skol… Agora sou apresentadora”, desconversa.

Divulgação
A empresa espalhou pelo País um milhão de cartazes com a imagem da top Cássia Ávila

Quem vem na sua cola agradece e pede passagem. A paulistana Ellen Rocche, 21 anos, ex-dubladora no programa Qual é a música?, do SBT, ficou famosa depois de uma participação de três segundos num comercial com um cachorro. A campanha saiu do ar há seis meses, mas ela ainda fatura. Posou para ensaios sensuais, passou 80 dias tendo sua rotina exibida num site e este mês aparece nas capas de duas revistas, além de ser destaque da escola de samba Rosas de Ouro. “Depois da Luize, é até bom para a carreira ficar marcada”, diz Ellen. “As pessoas me reconhecem na rua, como eu sempre quis.”

A fama instantânea e a publicidade gratuita dada às cervejarias criaram uma indústria de musas. A Antarctica espalhou um milhão de cartazes com a imagem da mineira Cássia Avila, 27 anos, conhecida como ex-namorada do piloto Pedro Paulo Diniz, sendo assediada por pinguins. Na semana passada, a Bavaria, eterna cerveja dos amigos, reuniu 20 modelos louras para escolher a sua musa. A cearense Ana Kariny ficou com o papel por causa da silhueta praiana e dos seios fartos. Até a Kaiser, que há 15 anos tem o baixinho como símbolo, adotou a morena Juliana Wojciechowski para estrelar sua campanha de verão.

Foto: Ottmar Paraschin/Maquiagem: Sergio Sadz/roupa: Lino Verdigueiro
Ellen Rocche substituiu Luize e teve sua rotina exibida num site por 80 dias

Por trás dessa moda, está uma incontrolável sede da mídia por caras novas. Ao aparecer 57 vezes no horário nobre como a garota da gotinha da Brahma, a catarinense Maryeva Oliveira fez um ensaio para o site The Girl e conseguiu, num único dia, quatro milhões de visitas de internautas. A paulistana Camila Espinosa, estrela da campanha Kaiser Summer Draft, foi eleita com 109 mil votos a musa do ano do mesmo site. O diretor de criação da DM9, Ehr Ray, compara a escalada dessas garotas a uma festa de debutante. “Nós, publicitários, apresentamos a menina para a sociedade e a mídia a abraça. De tão expostas, elas viram referência de padrão de beleza”, comenta. “No Brasil, onde o mito da mulher boazuda é discutido na mesa de bar, é natural que quando uma delas se destaque passe a ser celebridade”, explica Sílvio Matos, presidente da agência Newcomm Bates.  

KAISER SUMMER
Camila Espinosa foi a escolhida para a campanha de verão
BAVARIA
Ana Kariny disputou o papel com outras 20 modelos loiras
KAISER
Juliana Wojciechowiski superou o baixinho
BRAHMA
Maryeva Oliveira, ficou famosa como a garota da gotinha