Programa alternativo
O canal Discovery Health, disponível nas operadoras DirecTV e TecSat, está com uma atração especial entre os dias 6 e 10 de agosto. São cinco programas sobre medicina alternativa, que abrangerão temas como meditação, suplementos herbais, além de outras terapias.

Capriche na mordida
Cientistas holandeses suspeitam que maçãs, peras e outras frutas ricas numa substância chamada flavonóide podem proteger os pulmões de doenças como bronquite e tosse crônica. Eles notaram que, entre 14 mil pacientes, os que tinham menos chances de sofrer desses males eram os que ingeriam grandes quantidades do composto. Mas o estudo ainda não é conclusivo.

História de vida
Cadê a síndrome de Down que estava aqui? O gato comeu… (Editora Autores Associados) é o nome do livro que conta a história da artista plástica Lurdes Danezy Piantino, mãe de Lucas, que nasceu com a síndrome. Escrito em conjunto com a psicóloga Elizabeth Tunes, a obra serve de referência para pais e educadores que se relacionam com crianças que tenham o problema.

 

Fumaça no coração

Um estudo japonês revelou que não-fumantes expostos à fumaça de cigarro durante 30 minutos têm menor fluxo sanguíneo no coração. Para os médicos, a exposição pode afetar o funcionamento de células endoteliais, que revestem o músculo e impedem o estreitamento de vasos.

Dose de esperança
Testes de uma vacina experimental para combater o mal de Alzheimer estão mostrando resultados animadores. Após a aplicação de uma substância chamada AN-1792, os pacientes que fazem parte da experiência – realizada nos Estados Unidos e no Reino Unido – apresentaram aumento no nível de anticorpos. Os especialistas acreditam que o medicamento bloqueia a formação de placas de beta-amilóide (uma proteína) nos neurônios, uma das possíveis causas da doença.

Lombalgia

Sinto fortes dores nas costas e nos ombros. Pela manhã, muitas vezes não consigo andar. A dor aumenta na região lombar. Exames de raio X não acusaram desvio na coluna.
Sílvio – Tucuruí (PA).

A causa mais comum de dores nas costas e nos ombros é um transtorno chamado síndrome miofascial, e não as doenças da coluna vertebral. Por isso, a avaliação com raio X geralmente resulta negativa. A lombalgia (dor na região lombar) é uma das razões mais comuns de dor crônica no Brasil. É recomendável procurar um fisiatra (especialista em medicina física e reabilitação) e depois um neurologista.
João Figueiró, clínico geral do Ambulatório da Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo

Síndrome do pânico

Tenho 32 anos e há sete padeço de síndrome do pânico. Além dos medicamentos tradicionais, como antidepressivos e psicoterapia, existe tratamento alternativo? Há algum remédio novo?
Edson Dias, por e-mail

Em geral, o tratamento da síndrome é com antidepressivos que atuam sobre a serotonina (um neurotransmissor). A psicoterapia é indicada quando o paciente tem fobias, como dirigir sozinho na estrada. Hipnose, relaxamento e soluções herbais não têm ação comprovada. Em relação às drogas, usa-se também benzodiazepínicos (tranquilizantes). Há uma nova classe de medicamento: os inibidores de recaptação da serotonina. Têm menos efeitos colaterais do que os antidepressivos convencionais.
José Del Porto, professor de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo