vg2.jpg

 
 

Dois estudos divulgados nessa semana chegam a conclusões que podem agradar àqueles que apreciam video games. As pesquisas afirmam que jogos eletrônicos não apenas ajudam seu público a desenvolver habilidades de aprendizado, mas também não induzem violência no mundo real.

O primeiro, conduzido por cientistas da Universidade de Rochester, na Inglaterra, e publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”, afirma que jogadores de títulos de ação não apenas apresentam reações melhores a tarefas de aprendizado, mas também desenvolvem essas habilidades conforme jogam.

“Pesquisas anteriores do nosso grupo e de outras pessoas mostravam que jogar video games aumenta uma grande variedade de habilidades cognitivas, perceptivas e de atenção. Neste novo estudo nós motramos que jogadores de título de ação são melhores em diversas tarefas porque eles aprendem melhor, e que eles se tornam aprendizes melhores por jogar jogos de ação”, disse o pesquisador Vikranth Rao Bejjanki ao site da revista “New York Magazine”.

Por outro lado, a outra pesquisa, realizada por Christopher Ferguson, psicologista da Universidade de Stetson, nos EUA, e publicada no “Journal of Communication” comparou o consumo de jogos violentos com os índices de violência entre jovens nos últimos 20 anos nos EUA. O estudo concluiu que o ato de jogar video games coincide com uma queda em crimes violentos realizados por jovens entre 12 e 17 anos.