AROEIRA/O DIA

…………………………………………………………………………………

Mesma origem, velha crise

Fernando Henrique Cardoso voltou a ficar irritado com o presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA). Seus assessores identificaram em ACM a origem da crise que provocou a implosão da Subcomissão do Judiciário no Senado, ressuscitando as ameaças de o PMDB apoiar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o ex-ministro Eduardo Jorge Caldas. É que foi o velho cacique baiano quem plantou em alguns jornais as notícias segundo as quais José Sarney (PMDB-AP) teria aceitado disputar contra Jader Barbalho (PMDB-PA), em plenário, a eleição para presidente do Senado no ano que vem. Pela informação que Antônio Carlos passou a amigos, até o Palácio do Planalto estaria feliz com a decisão de Sarney. Na avaliação dos assessores de FHC foi essa atitude de ACM que provocou a reação de Jader esticando a corda na Subcomissão do Senado. Em outras palavras, reacendendo um braseiro que o governo já considerava em estado de resfriamento. Mais: Sarney jura que não é candidato.
…………………………………………………………………………………

A conferir

No Palácio do Planalto dizem que nada como uma campanha de Maluf para acalmar os ânimos entre Celso Pitta e sua mulher, Nicéa. Segundo os boatos, o casal, depois de expor suas vísceras, vai fazer uma separação judicial amigável. Sob bênçãos do padrinho Maluf.

…………………………………………………………………………………

Estratégia de Sarney

O senador José Sarney está recolhidíssimo na ilha de Curupu, isolado a 20 minutos de helicóptero de São Luís. Quer distância das plantações de Antônio Carlos Magalhães sobre sua candidatura a presidente do Senado. Mas está felicíssimo com o noticiário. Pretende obter do presidente do PMDB, Jader Barbalho, o apoio do partido para sua filha, a governadora do Maranhão Roseana Sarney (PFL), na chapa governista que vai concorrer à sucessão de FHC. Sarney torce para que a briga do PMDB com os tucanos seja pra valer e sobre um lugar para o PFL na cabeça de chapa.

…………………………………………………………………………………

Injustiça militar

Trinta e dois oficiais das três Forças Armadas transferidos para a reserva receberam indenizações para despesas com mudanças que variam entre R$ 20 mil e R$ 40 mil. Afinal, tinham afirmado que iriam residir na Amazônia. Mas eles depois cancelaram suas mudanças e não devolveram a grana. Foram processados, só que poderão ficar com o dinheiro. A procuradora-geral da Justiça Militar, Adriana Carneiro, decidiu simplesmente arquivar os 32 processos.

………………………………………………………………………………..

Onde está “Nicolas”?

O secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, recebeu a dica de que estaria numa casa de praia, na Polinésia francesa, um advogado gordo, de cabelos brancos, com uma filha e conhecido como “Le brésilien”. Everardo logo pensou no juiz Nicolau. Acionou seus informantes, que voltaram com a seguinte resposta: de fato há um tipo com essas características no local. Chama-se Claude Nicolas, é argentino e casado com uma africana. Foi apelidado de “brasileiro” porque fez fortuna por aqui. Mas não era o juiz foragido.

……………………………………………………………………………….

Frase

“A derrota de Patrícia Gomes não influiria na candidatura de Ciro”
Do presidente do PPS, Roberto Freire, afirmando que não há hipótese de Ciro Gomes desistir de concorrer à Presidência

…………………………………………………………………………………

Rápidas

Tantos são os escândalos envolvendo brasileiros nos EUA, que a Receita Federal terá um adido em Miami. O nome já está escolhido. Trata-se do auditor fiscal Luís Henrique Casemiro.

Projeção que o Vox Populi havia feito para o PFL. Romeu Tuma estaria agora com cerca de 17% nas pesquisas para prefeito. Mas o homem estacionou entre 7% e 10%.

Tasso Jereissati está repousando em casa. De lá, grava participações no programa eleitoral de Patrícia Gomes. E fala sempre ao telefone com Antônio Carlos Magalhães.