A poucos dias do primeiro turno das eleições presidenciais, a Record resolveu pegar carona na efervescência do momento político brasileiro e estreia, na terça-feira 30, uma série que conta a história de uma família composta por três gerações de contestadores. Gracindo Júnior interpreta o governador do Rio de Janeiro que integrou a guerrilha durante a ditadura militar, enquanto Milhem Cortaz, seu filho, é um deputado federal, ex-cara-pintada que pediu o impeachment do ex-presidente Collor. Bernardo Falcone vive o neto, um manifestante ligado ao movimento black bloc. No enredo, o governador é acusado de corrupção e a partir daí se desenrola a trama na qual cada um tem sua própria perspectiva sobre a situação.

abre.jpg
TAKE
O diretor Ivan Zettel dirige André Mattos e Bruno Padilha
em cena de "Plano Alto", nova série da Record

TV-02-IE-2340.jpg

Paralelos entre ficção e realidade são comuns na tevê e é uma maneira de fisgar o telespectador. “O interesse do público por tramas políticas é maior em momentos como esse, já que o assunto está presente nas discussões cotidianas”, diz o crítico Nilson Xavier, autor do livro “Almanaque da Telenovela Brasileira”.

O roteirista Marcílio Moraes e o diretor Ivan Zettel têm um passado de militantes e participação em outras tramas que abordavam essa temática.

Integrante do PCB (Partido Comunista Brasileiro) durante seu período de ilegalidade, Moraes afirma que se desiludiu com o comunismo após uma viagem ao Leste Europeu no final da década de 1960. Mas é fã do tema, já abordado na novela “Ribeirão do Tempo” (leia quadro). Já Zettel integrou o movimento das Diretas Já nos anos 1980 e, posteriormente, codirigiu “Anos Rebeldes”, série que marcou época ao influenciar os caras-pintadas. Os dois garantem que a série não faz críticas a partidos ou políticos específicos. “Tentamos mostrar como não há uma questão única em pauta nos dias de hoje. Existe um movimento que não é relacionado a bandeiras ou palavras de ordem”, diz Zettel, ecoando os protestos de junho de 2013.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

IEpag86_PoliticaNasTelas.jpg

Fotos: Michel Ângelo


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias