A crise energética mudou os hábitos do brasileiro. A foto abaixo mostra um apartamento de classe média alta em São Paulo incorporando um velho e esquecido equipamento: o prosaico varal de secar roupas, que agora substitui a moderna secadora, uma das vilãs do racionamento. Na foto, não aparecem os donos da casa, mas sabe-se que o astral deles, atualmente, não é dos mais elevados.

Carla Gullo, editora de Comportamento, traça um panorama de como anda o humor do brasileiro nestes tempos de pouca luz. E o editor-assistente de Economia & Negócios, Luiz Antonio Cintra, revela que, apesar das pausas para xingar o governo – o assunto favorito de todos os brasileiros no momento –, tanto nas residências quanto na indústria e comércio a palavra de ordem é cortar o consumo de energia.

Mais uma vez, os editores especiais Andrei Meireles, Mino Pedrosa e Mário Simas Filho assinam a reportagem de capa. Nela está a transcrição de uma fita em que o presidente do Congresso, Jader Barbalho, é acusado de envolvimento ilícito com Títulos da Dívida Agrária. São os mais fortes indícios de que o senador paraense se meteu pessoalmente em encrencas.