Chupa óleo

A ciência brasileira mostra mais uma vez que pode realizar importantes descobertas sem precisar necessariamente de uma tecnologia fora de seu alcance. Um pesquisador mineiro, Jader Martins, conseguiu desenvolver um produto capaz de limpar águas contaminadas pelos chamados compostos orgânicos – óleos, derivados de alcatrão, pesticidas, etc. Tal invenção é resultado de um processo conhecido como hidrofobização (que rejeita a água) de um mineral denominado vermiculita, da família das micas. É um silicato hidratado (contém água) composto principalmente de ferro, alumínio e cálcio. Ao ser aquecido, perde a água e se expande. É justamente sua hidrofobização que o torna eficiente na limpeza de água contaminada. Ele rejeita a água e atrai apenas o composto orgânico. Segundo o professor Jader, sua descoberta – inédita no mundo – teria sido muito eficiente no recente desastre da Petrobras na Baía de Guanabara. Ele já patenteou o achado. Só falta um interessado em produzi-lo. …………………………………………………………………………………


Para meninas

A grande maioria dos jogos para PC voltados para o público infantil parece saída da Terra de Malboro: só tem personagens masculinos, com armas até os dentes, que socam seus inimigos ou dirigem como loucos seus bólidos barulhentos. Não que as meninas não gostem desses cenários nem joguem em pé de igualdade com os meninos. Mas parece que agora os fabricantes começam a dar mais atenção a esse público feminino. A Ubi Soft está lançando no Brasil uma aventura desenvolvida só para elas: Laura e o segredo do diamante. O jogo envolve magia, um diamante misterioso e se passa em uma cidade Playmobil – isso mesmo, a dos bonequinhos de plástico.
…………………………………………………………………………………

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Bom negócio

Primeiro, você pagava para navegar na Internet. Depois, veio o acesso grátis. Agora, já pagam para você ler e-mails, entrar em sites e fazer compras via Web. É o que já está sendo chamado de terceira geração de sites, ou páginas de fidelidade. Um dos mais ousados representantes dessa onda é o site Multikredits (www.multikredits.com), que acaba de abrir escritório no Brasil. O internauta que se inscrever no site já ganha US$ 1. Depois, vai acumulando kredits por compras que faz, e-mails de anunciante que lê e por site de parceiros do Multikredits que visita. Quando atinge US$ 200, recebe o dinheiro via doc bancário. Em apenas quatro meses de operação, o site já tem 530 mil internautas inscritos – 85 mil deles no Brasil – e mais de 130 empresas parceiras, entre elas Submarino, Compaq e Dell.

…………………………………………………………………………………

Segredo do sucesso

Na quinta-feira 18, a Internet ficou momentaneamente caótica, emperrada por um tráfego gigantesco. E não foi obra de nenhum hacker mal-intencionado. O motivo era muito, muito mais atraente. Repetindo o sucesso do ano passado, a famosa fabricante americana de lingerie Victoria’s Secret transmitiu ao vivo, pela Internet, seu grande desfile anual de lançamentos. As moças seminuas estavam em Cannes, na Riviera Francesa. No desfile do ano passado, a marca conseguiu um recorde de audiência, com um milhão e meio de pessoas que visitaram simultaneamente a página (www.victoriassecret.com). A primeira estimativa deste ano aposta que mais de três milhões de usuários da Internet ficaram de olhos presos nas curvas das meninas da senhora Victoria, que sabe muito bem como vesti-las ou despi-las.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias