Gatos engarrafados

Há louco para tudo. Milhares de brasileiros receberam uma mensagem sobre a existência de “gatos bonsai”. O texto explicava que os filhotes eram colocados dentro de uma garrafa ou um pequeno aquário de vidro por vários meses, até pegar a forma do recipiente (fotos). Os felinos seriam alimentados por produtos químicos que amolecem os ossos e suas fezes sairiam por um tubo previamente inserido no animal. Um site bizarro “comprovava” a experiência, listando seus benefícios e uma seção de produtos à venda, entre os quais relaxante muscular e pá para encaixar o gato no vidro. Tudo mentira. Algumas entidades já trabalham para tirar do ar o site www.bonsaikitten.com. Numa pesquisa realizada com 182.424 internautas, 98% consideram o fechamento do site um atentado à liberdade de expressão.

Um Everest em Vênus
A combinação de dois telescópios resultou numa radiografia de Vênus. As ondas de rádio atravessaram as nuvens que encobrem o planeta e detalharam sua topografia. Os aparelhos capturaram imagens do Monte Maxwell (foto abaixo), montanha mais alta que o maior ponto da Terra, o monte Everest, que tem 8.748 metros.


 

Gladiadores modernos
O que o dinheiro não faz: a Park Place Entertainment, maior empresa de jogos de azar do mundo, anunciou a ampliação do hotel e cassino Caesars Palace, em Las Vegas. O prédio principal imita detalhes arquitetônicos da Roma antiga, vai custar US$ 475 milhões e terá 29 andares e 900 suítes. O destaque fica para a réplica do Coliseu (ilustração). Com capacidade para 4.000 pessoas, a obra vai sair por cerca de US$ 75 milhões e será palco de shows a partir de 2003.


 

Barulho seletivo
O estudante Joseph Pompei, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, criou um aparelho que emite ondas sonoras para serem ouvidas só por quem estiver na mira. Como uma lanterna que ilumina um ponto específico, a invenção promete reduzir a poluição sonora. Passageiros de um carro poderão ouvir música no último volume, sem atrapalhar o motorista.

Perigo genético
O alerta foi divulgado pela revista Nature: doenças como varíola, cólera e gripe podem ser manipuladas geneticamente para ficarem agressivas e resistentes, tornando-se poderosas e letais armas biológicas.