09/05/2014 - 20:50
Saiu a lista das músicas que serão ouvidas sem parar nos próximos meses. Nas lojas a partir da segunda-feira 12, o CD “One Love, One Rhythm: Álbum Oficial da Copa do Mundo da Fifa 2014” reúne 17 faixas com as canções escolhidas pela gravadora Sony Music e pela organizadora do evento. Apenas oito artistas brasileiros foram selecionados: Alexandre Pires, Arlindo Cruz, Bebel Gilberto, Carlinhos Brown, Preta Gil, Psirico, Rodrigo Alexey e Sérgio Mendes. Eles dividem microfones com astros latinos como Rick Martin, Jennifer Lopez, Pitbull e Shakira, além do lendário guitarrista mexicano Carlos Santana. No clima “não vai ter Copa”, o álbum chega como alvo de críticas. “Então, Zeca Pagodinho e Ivete Sangalo, que teriam uma qualidade melhor, não estão no disco porque pertencem à gravadora rival Universal?”, reclama o crítico Mauro Ferreira. O pesquisador Ricardo Cravo Albin engrossa o coro, diz que faltou brasilidade: “É um disco mundial, mas eles foram ingratos em não contemplar mais o país do futebol e do samba. É descartável demais.”
TITULARES
O rapper Pitbull e Claudia Leitte (acima) vão cantar "We Are One"
na abertura da Copa. Ricky Martin participa pela
segunda vez de um CD da FIFA com "Vida"
Com seu grande potencial de divulgação dos cantores, o CD bem que poderia ter investido mais no time canarinho. Segundo o cantor e compositor Carlinhos Brown, que participa com uma parceria com Sérgio Mendes (“One Nation”), o lobby nacional foi fraco. “A Fifa é quem toma as decisões. Não questiono. Falta é mais interlocução para a gente aproveitar melhor nossas oportunidades”, diz ele. Do lado da Fifa, o elenco é um verdadeiro dream team. “Os fãs de futebol e de música de todo o mundo vão adorar a grande combinação entre as melhores estrelas internacionais e os fantásticos artistas brasileiros”, afirma Thierry Weil, diretor de marketing da federação. “O álbum vai oferecer um ritmo contagiante ao futebol que veremos no Brasil.” O time titular não reclama. Nem tem como, caso de Márcio Victor, da banda Psirico. “Quem escolheu o repertório está atento ao que acontece no Brasil. O ‘Lepo Lepo’ é a música mais cantada nos estádios”, diz.
SUVENIR SONORO
O CD tem uma tiragem inicial de 50 mil cópias e sai em versão
standard e em versão limitada com livro de fotos de 24 páginas.
Só artistas da Sony Music foram convidados
Lançado com a tiragem inicial de 50 mil cópias, o CD tem dois formatos: o standard (R$ 24,90) e a versão limitada (R$ 49,90) para colecionador, que sai com livro em capa dura de 24 páginas, fotos e informações das cidades-sede. Ambas as versões trazem instruções para que as pessoas acessem o aplicativo do mascote Fuleco, através de smartphones e tablets – o seu tema é interpretado por Arlindo Cruz. Com trechos em português, espanhol e inglês, a música “We Are One” (somos um) foi escolhida como tema oficial da Copa e será cantada na cerimônia de abertura pelo rapper Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte. “Dar um Jeito” (We Will Find A Way), com Carlos Santana, Wyclef, Alexandre Pires e o DJ Avicii, é a música da cerimônia de encerramento. O álbum traz ainda a faixa “Vida”, vencedora do concurso SuperSong, decidido pelos fãs. Seu intérprete, Ricky Martin, aparece mais uma vez entre os selecionados de um disco da Copa – o ex-Menudo emplacou “The Cup of Life”, no Mundial de 1998, na França.
Para o consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi, esse tipo de disco é um item menor na megaoperação da grande festa esportiva. “Os projetos de marketing, como música tema, camarotes padronizados e venda de produtos licenciados existem mais para fortalecer a marca Fifa”, afirma Somoggi. O historiador carioca Carlos Eduardo Lima, colaborador da revista “Rolling Stone”, concorda que o CD “não é uma obra que a pessoa consuma pelo valor artístico”, mas reconhece a importância do lançamento. “A pessoa compra porque quer que a Copa faça parte da vida dela. É mais uma lembrancinha do evento. Quando acabar a Copa, ninguém ouve mais.”