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 Depois que a Volkswagen teve de aposentar o Gol G4 (geração anterior), o Gol G5 ficou com a missão de manter sozinho a liderança no mercado brasileiro, que já dura 27 anos. Apesar da queda de vendas do Gol, sem o modelo “pé-de-boi” — como se dizia antigamente de carros pouco equipados –, ele ainda é o favorito ao título, pela vantagem que abriu em janeiro sobre o Fiat Palio. Atualmente, o Gol tem uma diferença de 10.094 vendas sobre o Palio. Portanto, o Gol continua sendo a referência de carro de sucesso.

E é justamente mirando no sucesso do Gol que a Nissan está lançando o New March. Ele ganhou nova frente e modificações no painel, mas mecanicamente é o mesmo carro que vem sendo importado do México já há alguns anos. O “old” March, aliás, continuará sendo importado, provavelmente só com motor 1.0 e em versões de entrada. Já o New March será fabricado em Resende, no Rio de Janeiro, tendo pela frente uma árdua missão: sair da incômoda 36ª posição que ocupa atualmente no ranking (4.303 carros vendidos de janeiro a março) para uma das cinco primeiras.

Mas o March tem condições de ser para a Nissan o que o Gol foi (e é) para a Volkswagen? Sim e não. Sim se considerarmos que ele será o carro-chefe da marca japonesa a partir deste ano. Não se considerarmos que o Gol ocupa a liderança do mercado brasileiro há quase três décadas. A dupla March/NewMarch tem a oferecer um carro que quase todos os seus proprietários aprovaram. Um carro simples, funcional, relativamente barato e bonito, que confere a seu dono um status um tanto superior ao do proprietário de um Gol. Mas o visual bonitinho será suficiente para levar o March ao topo? Este ano, com certeza, não, pois a produção prevista é de 60.000 unidades. Mas a partir de 2015 isso é possível, sim.

A nova fábrica da Nissan terá capacidade para produzir 200.000 New March por ano. Esse é um número que já o colocaria em segundo lugar no ranking de 2013, pois o VW Gol registrou 255.057 vendas e o Fiat Uno obteve 184.362 compradores. Para se ter uma ideia, a venda do March em 2013 foi de apenas 24.255. De qualquer forma, o carrinho japonês, que chegou causando em 2011, voltará com força renovada ainda no final deste semestre. Por acreditar que o New March pode ser o seu Gol, a Nissan aumentará de 169 para 200 o número de concessionárias até 2016. A Volkswagen tem 630.