Edição nº2476 26.05 Ver edições anteriores

Suprema Tensão

Ainda vai render no STF a polêmica em torno do Caso Sean.

STF
Suprema tensão

Ainda vai render no STF a polêmica em torno do Caso Sean. Na volta do recesso, em fevereiro, o ministro Marco Aurélio fatalmente cobrará seu colega Gilmar Mendes, por ter mandado devolver o menino ao pai biológico, nos Estados Unidos, sem aguardar o julgamento de dois habeas corpus com o objetivo de ouvir a criança. Não é comum na história do STF a cassação de ato por colega.

 

Indústria
Matou a sede!

img3.jpg

Em 2009, a crise passou ao largo das indústrias de refrigerantes instaladas no Brasil. De janeiro a dezembro, o setor deve exibir crescimento da ordem de 5%. Entidade de classe do setor, a Abir contabiliza a produção de 13,5 bilhões de litros. As classes C e D, favorecidas pela política econômica, contribuíram muito para o consumo. Uma aposta das fábricas para 2010 é o incremento do comércio de “refri” em garrafas retornáveis de vidro.

 

Política
Alvo fixo

Curtindo esse período de festas em Minas Gerais, o ministro Patrus Ananias tem dito a amigos que só um projeto político o motiva para 2010: disputar a sucessão de Aécio Neves. Concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados ou ao Senado não lhe passa pela cabeça. “Se eu for voto vencido no PT, vou para casa escrever um livro.”

 

Artes
Cofre fechado

Com sede em Paris, a Fundação Cartier não investirá na aquisição de novas obras em 2010. Eco ainda do tsunami que abalou a economia europeia. Pena para nossos artistas de arte contemporânea. Parte do orçamento de 2 milhões de euros destinado por ano à compra de novas coleções é gasta no Brasil.

 

Previdência Social
Menos um

Segunda-feira 4, a Previdência Social rateará entre bancos privados e públicos os pagamentos das novas aposentadorias e pensões concedidas mensalmente pelo INSS. O HSBC não quis entrar na partilha. Atenderá apenas quem optou no passado por receber o benefício em uma de suas agências.

 

2010
À flor da pele

Em público, é claro, não se nota. Mas, nas internas, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, está uma pilha. As tensões pré-eleitorais têm levado a pré-candidata do PT a presidente da República, já famosa por seu “estilo durão”, a dar broncas cada vez mais frequentes e ásperas nos assessores. Há dias em que até respirar por perto é um perigo. E ainda faltam dez meses para a eleição presidencial.

 

Aviação
Peso-pesado

img2.jpg

Está a caminho do Brasil, pela primeira vez, o maior avião do mundo. Modelo único, o Antonov 225 mede 84 metros e foi originalmente projetado para transportar o ônibus espacial da antiga União Soviética. Não houve dinheiro para concluir o segundo exemplar. Deve pousar em Campinas, em janeiro, trazendo geradores que não cabem em outros cargueiros.

 

Crise no DF
Leão abatido

O governador de Brasília, José Roberto Arruda (DEM-DF), foi expulso da maçonaria. Quem acompanhou a reunião da entidade diz que a cena foi dura. Diante de um Arruda abatido, o tribunal maçônico não poupou o político: “Você não tem a mínima moral para ficar entre nós”, decretaram os leões. Arruda era mestre maçom grau 3. Ele chegou ao posto e caiu de forma meteórica, em um ano.

 

Amazônia
Bons sinais

Dados preliminares do último relatório de 2009 sobre o desmatamento na Amazônia, relativos ao trimestre outubro/dezembro, chegaram esta semana a Brasília. Embora sujeitos a confirmação, mostram que o ritmo de destruição da floresta continua declinando. Comparado ao mesmo período do ano anterior, a queda esperada está entre 20% e 30%.

 

Ambiente
Chumbo grosso

A partir de fevereiro, o Ibama detonará uma série de operações para reprimir o mercado clandestino de carvão vegetal no País. Mais
do que os produtores, serão alvo das investidas as siderúrgicas que compram o produto, especialmente mineiras e capixabas. Boa parte da devastação em áreas do Cerrado e da Caatinga é alimentada por essas indústrias.

 

Presidentes
“O cara” contrariado

img1.jpg

Em conversas com parlamentares e assessores, Lula vem sendo cada vez menos discreto nos comentários sobre Barack Obama. Destacando o “fiasco” na Conferência de Copenhague, diz que tem se decepcionado com o colega da Casa Branca. Para Lula,
o jogo interno da política americana está engessando Obama.

 

Telecomunicações
Ataque e contra-ataque

img5.jpg

As empresas de telefonia têm se queixado de Ricardo Morishita, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça. Dizem que ele faz carga pesada contra o setor. A última a chiar foi a Vivo. Em sua defesa, Morishita mostra o ranking de reclamações não atendidas do DPDC, no qual figuram em posição de destaque as operadoras de telefonia celular.

 

Presídios
Primeiros inquilinos

Começará na segunda-feira 4 a ocupação do Presídio Federal de Mossoró. Até o Carnaval, 100 detentos de alta periculosidade serão levados para a unidade. As indicações são feitas pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, com o aval do Departamento Penitenciário Federal. O ano de 2009 fecha sem nenhuma rebelião de peso no sistema penitenciário. O último presídio federal da era Lula surgirá no ano que vem, em Brasília.

 

ONU
É ele

Está escolhido o novo representante do Alto Comissariado da ONU para Refugiados no Brasil. Será o mexicano Andrés Ramirez. Pelas Nações Unidas atuava no Acnur do Afeganistão.

 

Esportes
Ela merece

img4.jpg

Não é só no Brasil que as Forças Armadas estão convidando atletas de elite para integrar seu contingente e competir por elas nos Jogos Mundiais Militares de 2011, que acontecerá no Rio de Janeiro. O Exército russo está levando para suas fileiras – como tenente –  Yelena Isinbayeva. Bicampeã olímpica e detentora de 26 recordes ­mundiais, não soaria exagero se a bela ganhasse a patente de general.

 

 

 

 

 

Mais posts

Ver mais