Grandes amigas e referências em suas áreas de atuação, a empresária e consultora de moda Costanza Pascolato e a artista plástica e designer Marilu Beer têm muito em comum: nasceram no mesmo ano, são estrangeiras que vieram para o Brasil na juventude e cultivam uma espirituosidade que se completa nas origens italiana e argentina, respectivamente. Essa afinidade vai ganhar a internet a partir de 3 de abril , quando estreia o programa “Costanza & Marilu” no YouTube. Duas vezes por semana, em inserções de aproximadamente oito minutos, a dupla vai jogar conversa fora sobre os mais diferentes assuntos – e com a mais fina inteligência – num “sofá-chat-show”, expressão cunhada pela idealizadora e diretora da atração, Paula Trabulsi, sócia da Bossa Nova Filmes. “Sempre que as via conversando pensava: por que minhas irmãs e amigas não estão ouvindo isso? Aí caiu a ficha”, diz Paula.

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QUÍMICA
Costanza e Marilu: amizade e conversas instigantes

Convite feito, Costanza e Marilu demoraram a dizer sim. “Primeiro fiquei surpresa e, em seguida, com medo. Mas logo me senti em casa e à vontade”, diz Marilu. “Ficamos bonitinhas na gravação, o que é meio caminho andado. Achava que não tínhamos grandes coisas para falar. Mas fizemos o teste e ficou bem interessante”, completa Costanza. A dupla está em boas mãos: a câmera foi entregue ao fotógrafo Walter Carvalho e o lado editorial tem consultoria da jornalista Mônica Waldvogel. Maquiagem e roupas ficam por conta das duas apresentadoras, que têm estilo de sobra. A ideia é interferir o menos possível no bate-papo, que nasce de um tema geral, segundo um ABC de assuntos atuais. O primeiro programa, por exemplo, trata do “agora”; o segundo, de Brasil. “Não existe um roteiro prévio sobre o que vai acontecer. A direção busca o inesperado”, diz Costanza.

Um dos cinco projetos tocados pelo coletivo internacional Asas da Imaginação, gerido pela Bossa Nova Filmes, “Constanza & Marilu” está em negociação para ser exibido também na tevê a cabo – existem três canais no páreo. No formato para a televisão, estão previstos 23 programas (cinco temporadas); no da internet, 70 (15 temporadas).

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Em ambas as mídias, o propósito é inovar. Gravado em estúdio, o “chat” passa por uma edição que abusa de recursos gráficos. “Em vez de usarmos material de arquivo para ilustrar o que elas estão falando, como Andy Warhol e a Nova York dos anos 1960, por exemplo, produzimos uma animação”, afirma Paula. Outro recurso é o uso de câmera glass, os óculos que gravam imagens, para mostrar o que as duas apresentadoras vivenciam no cotidiano. “Estamos nos divertindo bastante e espero que aconteça o mesmo com as pessoas que nos virem”, diz Marilu

Fotos: Isaac Niemand