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Os consumidores brasileiros estão menos interessados no cafezinho tradicional – aquele comprado nos supermercados ou consumido nas padarias. Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) constataram que, em 2013, o consumo do café no Brasil teve uma pequena queda em relação a 2012, de 1,2%. Foi a primeira retração em uma década. Enquanto isso, a venda do café em cápsulas cresce a um ritmo de 30% ao ano. A guinada demonstra que o consumidor está em busca de novidades, mesmo que o preço pago por elas seja alto. “Até o ano passado, só tínhamos uma empresa que trabalhava com café em cápsula.

Hoje são nove”, diz Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic. “Esse mercado vai ficar mais concorrido e quem ganha com isso é o consumidor.” Como no segmento de vinhos, degustar um bom café exige conhecimento. “Para um melhor sabor, o ideal é comprar o grão e moer em casa”, diz Léo Moço, barista vencedor do primeiro lugar do Campeonato Brasileiro de 2013.

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