A novidade foi divulgada na última semana. Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology criaram um teste de urina que detecta tumores e indica o resultado uma hora depois da coleta. O desempenho foi possível graças à inventividade que uniu algo conhecido – papel usado nos exames de gravidez vendidos em farmácia – à sofisticada tecnologia das nanopartículas.

chamada.jpg
PROVA
O exame (acima) foi testado por Warren e Bhatia,
do MIT, em cobaias com tumor colorretal

01.jpg

As partículas foram cobertas por substâncias que atraem compostos associados ao câncer. “O exame identifica a atividade das proteases, uma espécie de tesoura molecular que ajuda na expansão dos tumores”, explicou à ISTOÉ o pesquisador Andrew Warren, responsável pelo trabalho, junto com Sangeeta Bhatia. A experiência foi feita com cobaias. O tumor escolhido foi o colorretal.

O resultado aparece como no teste de gravidez: se a doença estiver presente, linhas finas surgem no filete. “Os tumores que detectamos tinham em média 0,5 cm3 de volume. Queremos aumentar a sensibilidade do exame para diagnosticar a doença antes desse estágio”, disse Warren. Os cientistas acreditam que a mesma tecnologia possa ser usada para diagnosticar outras enfermidades.