Composta por aproximadamente 108 milhões de pessoas com salário mensal entre R$ 320 e R$ 1.120, a classe média brasileira, se fosse um país, seria o 12º mais populoso em todo o mundo. E integraria também o G-20 (reúne os 20 países mais ricos): somente no ano ­passado ela movimentou cerca de R$ 1,17 trilhão, tornando-se o 18º maior mercado consumidor do planeta (58% tomam dinheiro a crédito). Esses são alguns dos resultados a que chegou um dos mais abrangentes estudos sobre a nova classe média brasileira, feito pelo Instituto Data Popular e pelo Serasa Experian.

Alguns objetos do desejo Estima-se que em 2014 a nova classe média vá comprar:

7,8 milhões (notebooks)
7,8 milhões (móveis)
6,7 milhões (televisores)
4,8 milhões (geladeiras)
3,9 milhões (smartphones)
3,9 milhões (máquinas de lavar)

Somente com alimentação esse estrato social gastou no ano passado R$ 223,3 bilhões – quantia que corresponde à soma do consumo das famílias de Bolívia, El salvador, Paraguai e Uruguai.