Não é mais possível hoje em dia desfrutar de tudo que a internet oferece (assistir a vídeos, ouvir música, baixar fotos e se divertir com games no computador) sem um bom pacote de banda larga. A oferta disparou, mas o número de clientes insatisfeitos também. De acordo com dados da Anatel, as reclamações contra a internet de alta velocidade cresceram 37,7% nos dois primeiros trimestres de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior. “O consumidor precisa ficar atento para fugir das ofertas milagrosas das empresas”, diz Eduardo Néger, presidente-executivo da Associação Brasileira de Internet. “E, sabendo adequar o pacote de internet à sua necessidade, ele pode reduzir a conta em até 30% ao mês.” Apesar do aumento das reclamações, a expectativa é de que as companhias invistam mais na ampliação de infraestrutura, o que resultaria no aumento da velocidade de dados que chega ao consumidor. “A tendência é que o preço se mantenha e que a velocidade ofertada aumente”, diz Eduardo Tude, presidente da Teleco, consultoria de telecomunicações que possui uma das mais completas bases de dados da América Latina.

seubolso2.jpg