Plin, plin independente

O presidente Fernando Henrique Cardoso quis conferir pessoalmente se de fato as Organizações Globo se afastaram do presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães. Fez isso numa reunião informal, no último dia 27, em Brasília, com João Roberto e Roberto Irineu, os dois filhos mais velhos de Roberto Marinho. Saiu dali convencido de que acabou o império do velho cacique baiano na telinha. Na quarta-feira 4, João Roberto voltou a Brasília e, desta vez, encontrou-se com o presidente do PFL, Jorge Bornhausen. Outro que também foi devidamente informado da queda de prestígio de ACM. Em todos esses encontros políticos, os comandantes da Globo estão anunciando que decidiram evitar, nas próximas eleições municipais, o uso eleitoral da marca da emissora por suas afiliadas. Mais um golpe em ACM. A idéia é enviar interventores da sede para alguns Estados, inclusive a Bahia, com poder de vigiar os jornais locais no período das eleições.

Candidato do peito

Durante recepção ao líder timorense Xanana Gusmão, Fernando Henrique apresentou o deputado petista Paulo Delgado (MG) como o nome de sua predileção para ministro das Relações Exteriores. Delgado retribuiu a gentileza propondo uma “saída pela esquerda” para a sucessão presidencial: “Basta o sr. indicar o José Gregori (secretário nacional de Direitos Humanos) como seu candidato à Presidência.” Rápido no gatilho, e na presença de Gregori, FHC respondeu: “Eu bem que gostaria, mas ele não teria nenhum voto.”

A solução é trabalhar

Para o presidente da Câmara, Michel Temer, só há um jeito de diminuir o estrago na imagem do Congresso causado pela briga entre ACM e Jader: encher a pauta de votações. Nesta semana, Temer finaliza a reforma do Judiciário. E promete concluir a tributária ainda neste primeiro semestre. Só vendo para crer.

Outra guerra

O PSB ficou tiririca com a entrevista de Marta Suplicy, na última ISTOÉ. Motivo: o fato de Marta ter dito que o PSB de Erundina “não é um partido do qual se conheçam os quadros e muito menos tem grande programação na área social”. Resposta do líder do PSB na Câmara, Alexandre Cardoso: “A Marta só demonstrou o quanto é inexperiente. Novos ataques assim inviabilizarão a aliança do nosso partido com o PT em 2002.”

“Depois que briguei com o patrão, não ia discutir com um empregado”
Do peemedebista Jader Barbalho, explicando por que não foi ao depoimento do ministro pefelista Waldeck Ornelas no Senado

Rápidas

* Os funcionários do Congresso estão irritadíssimos. Enquanto não for votado o Orçamento, eles não recebem seus vales-refeição. “Eles fazem uma pressão danada”, reclama o líder do PT, Aloizio Mercadante.

* A CPI que apura o crime organizado pode ir ao Ceará. Foi preso em Fortaleza, na quinta-feira 6, o empresário Rodolfo Moraes, acusado de ser um dos maiores doleiros do País. A elite local está em pânico.

* Fechado. Brasil e EUA assinam neste mês acordo que permite à Agência Espacial Americana (NASA) fazer lançamentos de satélites do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão.

Cabeça a prêmio

O chefe de gabinete do Ministério da Defesa, Laerce Machado, é o único remanescente da equipe pessoal do ex-ministro Élcio Álvares. Mas está na mira do Palácio do Planalto. O ministro Geraldo Quintão foi avisado de que o combinado era deixar o subordinado no cargo somente até que se encontrasse outro nome, o que está demorando demais.