Câncer
Corrida pela vida

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que mulheres que praticam atividades esportivas regulares, como corrida e ginástica, têm o risco de desenvolver câncer de mama reduzido em torno de 20%. Segundo esse estudo, a malhação intensa provoca queda na taxa de estrógeno presente no organismo. Alguns especialistas sustentam que as chances de a doença se manifestar crescem quando a produção do hormônio também aumenta.

Criança
Medos de Gente grande

Uma em cada cinco crianças holandesas sofre tanto com seus medos que deveria ser tratada com terapias destinadas a adultos. É o que indica estudo da Universidade de Maastricht com 290 alunos. Em 66, a sensação de pavor é tão intensa que interfere no cotidiano. Os medos mais terríveis: aranhas, sangue e ficar perdido.

Boa notícia
Vacina polivalente

Vacina polivalente A vacina antigripe protege o coração. Durante dois anos, a Universidade do Texas acompanhou 233 pessoas que sofreram infarto. Os que receberam a vacina diminuíram em 67% a chance de um segundo ataque. A vacina impediria o vírus de inflamar os depósitos de gordura das artérias. A inflamação provoca o entupimento de vasos sanguíneos, levando ao infarto.

Para valer
Menopausa, versão masculina

Os dissabores do climatério não são exclusivos das mulheres. Os representantes do sexo masculino também sofrem um processo de mudanças hormonais e fisiológicas e transformações emocionais, espirituais e sociais quando chega à meia-idade. Entre 40 e 50 anos, o homem começa a se irritar facilmente, não dormir direito e se queixar da vida sexual. O psicoterapeuta americano Jed Diamond desmistifica essa crise no livro A menopausa do homem (Ed. Record), explicando a redução do desejo, a queda na produção de hormônios e a mudança de temperamento.

Sua dúvida

Guaraná
Tomo guaraná em drágeas há mais de 15 anos. Isso pode me trazer problema de saúde? Tarcísio Santos, Florianópolis

O guaraná, apesar de ser natural, não deixa de ser um energético que estimula o sistema nervoso central e o metabolismo do corpo. Por isso ter cuidado é bom. Estimulantes de qualquer tipo podem prejudicar o sono e o relógio biológico. O maior risco do guaraná é o vício. Se o seu corpo começar a depender da substância é mal sinal. Tente cortar o consumo dessa matéria-prima por um mês. Se seu ânimo ficar realmente prejudicado pela falta da substância, procure um médico.
Mirtes Stancanelli, nutricionista

Impotência
Foi divulgada a existência de um gel que, passado no pênis, promove a ereção, com menos efeitos colaterais que o Viagra. Qual seu nome e quando chegará nas farmácias? Posso comprá-lo na Internet?

George Santana do Espírito Santo – Salvador (BA) O tratamento da impotência sexual masculina pode ser realizado por meio de medicamentos aplicados diretamente sobre o pênis. A substância ativa é a prostaglandina E1, que existe comercialmente para aplicação dentro da uretra, na forma de um microssupositório e o nome comercial é Muse. Na forma de gel, para aplicação na glande (extremidade do pênis), a prostaglandina E1 está sendo testada em centros de pesquisa americanos e não existe comercialização do produto. Sugiro cuidado na compra de medicamentos de origem desconhecida ou duvidosa, via Internet.
Celso Gromatzky, urologista do Hospital das Clínicas de São Paulo