Há uma regra em saúde segundo a qual quanto mais informação, melhor. Melhor para o médico, que se mantém atualizado sobre os progressos obtidos pela ciência. E melhor ainda para o público leigo, que fica sabendo o que deve fazer para prevenir as doenças e quais os recursos disponíveis para tratá-las. Dessa forma, ele ganha mais condições de exigir um tratamento de acordo com o que há de mais moderno e eficaz. Para ajudar nessa tarefa, a Editora Três está publicando uma revista especial dedicada à saúde da mulher. ISTOÉ – Saúde da mulher, nas bancas a partir da segunda-feira 13 (R$ 4,90), tem 92 páginas e tiragem de 600 mil exemplares. O laboratório Schering do Brasil, que apoiou o projeto, vai oferecer exemplares aos cerca de 35 mil médicos que fazem parte de seu cadastro e pretende ainda distribuir a revista em postos e hospitais públicos. Os assinantes de ISTOÉ receberão a edição gratuitamente.

Em linguagem simples, a revista faz um raio X dos assuntos que fazem diferença quando se trata de saúde feminina. O objetivo é fornecer à mulher as melhores informações sobre o que acontece no seu corpo para que ela possa mantê-lo – e se relacionar com ele – da forma mais harmoniosa possível. Por isso, a edição não se limita a informar apenas sobre doenças e tratamentos. Beleza, fitness, nutrição e medicina alternativa também fazem parte do cardápio.

A publicação fornece informações, por exemplo, sobre a Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM. A matéria dá orientações do que fazer para amenizar o problema ou tratar sintomas mais graves, como a depressão. Gravidez e parto também mereceram atenção. As reportagens indicam os exames que devem ser feitos na gestação e informam sobre as opções de parto disponíveis.

O climatério é outro assunto abordado. A reportagem explica o que acontece nessa fase que antecede a última menstruação (menopausa) e esclarece sobre os riscos e benefícios da terapia de reposição hormonal (TRH), utilizada para aliviar os efeitos desse período. Há ainda um guia para ajudar a escolher o anticoncepcional e informações sobre os principais tipos de tumores que atingem as mulheres. Na área de beleza, a revista oferece um serviço com tratamentos para problemas como celulite e estrias e orientações para usar corretamente os cosméticos. E para que a leitora guarde várias das recomendações para viver bem, há uma tabela, destacável, com informações do que fazer dos 20 aos 70 anos. Desde exames indicados para cada faixa etária até orientações do que comer e do que fazer para melhorar o bem-estar.