A nova geração de videogames que chegou ao mercado em novembro, com o lançamento dos aguardados PS 4 e Xbox One, trouxe uma série de inovações para essa indústria que já fatura mais do que Hollywood. Além de melhores gráficos, processadores mais velozes e games que parecem levar os jogadores para dentro da tela, os novos consoles também permitem uma interação completa entre os usuários. Agora, eles podem transmitir entre si ou para grandes grupos de jogadores suas imagens por meio das câmeras instaladas nos consoles, suas vozes e até mesmo vídeos que produziram enquanto não estavam jogando.

chamada.jpg
VISÃO
Consoles agora são equipados com câmeras para mostrar os jogadores

Toda essa experiência online, divulgada como uma das maiores inovações da nova geração de consoles pela Sony e pela Microsoft, fabricantes do PS4 e do Xbox One, respectivamente, contribuiu para que atingissem a casa do um milhão de unidades comercializadas no primeiro dia de vendas. Passadas algumas semanas, no entanto, a novidade está se transformando em uma tremenda dor de cabeça para as duas companhias.

Tudo porque uma parte dos milhões de jogadores anda usando todo esse aparato de interconexão para mostrar mais do que suas habilidades com um controle na mão. Na última semana, começaram a pipocar casos de usuários que estão atravessando a fronteira do que os fabricantes de games chamam de “código de conduta”. No caso mais emblemático, um jogador do PS4 passou a divulgar a imagem de seu sofá enquanto jogava uma partida online com diversos outros jogadores, de várias partes do mundo. Durante o jogo, sua mulher juntou-se a ele no sofá e os dois passaram a se divertir com o novo brinquedo com ajuda de muita cerveja. Quando a mulher parecia ter dormido, o homem passou a mostrar os seios de sua companheira de diversão aos outros jogadores. Pouco tempo depois, despiu toda a mulher em frente à câmera do PS4.

IEpag130Games.jpg

A Microsoft, por sua vez, vem tentando evitar que os jogadores gravem vídeos de suas jogadas falando palavrões, e prometeu simplesmente banir de seu serviço online gamers que apareçam falando palavras de baixo calão enquanto estão jogando. “Quando se trata de uma partida apenas entre duas pessoas, não há monitoramento”, informou a Microsoft por nota oficial. “Mas divulgar vídeos no nosso sistema com excesso de palavrões terá como resultado a suspensão ou o banimento dos privilégios do serviço online”, informou a companhia.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Ao que parece, tanto a Sony quanto a Microsoft não mediram as consequências ao abrir tantas possibilidades de conexão entre os usuários. E o pior. Parecem também terem se esquecido de que boa parte dos videogames que rodam em seus consoles exploram exatamente o que eles querem, agora, proibir: sexo, violência e, sim, muitos palavrões. Os usuários do jogo GTA que o digam.
 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias