Edição nº2472 28.04 Ver edições anteriores

Bye, bye, Brasil

Está à venda na avenida Rui Barbosa, um dos endereços mais nobres da zona sul carioca

Classificados
Bye, bye, Brasil

Orestes-Locatel.jpg

 Está à venda na avenida Rui Barbosa, um dos endereços mais nobres da zona sul carioca, na Enseada de Botafogo, o apartamento de Luiz Felipe Denucci. Demitido no ano passado da presidência da Casa da Moeda sob suspeita de corrupção, o executivo – que teria uma inexplicável fortuna de US$ 25 milhões em contas no Exterior – revelou a parentes que pretende se mudar para a Flórida. As investigações sobre ele simplesmente não andaram.

Brasil
Voo tucano

Em uma conversa reservada em São Paulo há dias, cujo tema era plano de vida, Aécio Neves disse que se não emplacar o seu nome na disputa pela Presidência da República no ano que vem deixará a vida política ao fim do mandato. Com cadeira no Senado garantida até 2019, o tucano mineiro terá tempo de sobra para se arrepender dessa decisão.

Campo
Acabou a paciência

A atual crise do café, que já subtraiu cerca de R$ 10 bilhões da renda global do setor, começa a afetar as 28 cooperativas nacionais. Várias estão na corda bamba e as principais têm pela primeira vez chapas de oposição sendo formadas para substituir dirigentes que há décadas no comando das entidades hoje não conseguem satisfazer os anseios dos que vivem de cultivar o produto.

Meio ambiente
Furões detidos

Há dois meses em operação no Aeroporto de Guarulhos (SP), a unidade de fiscalização do Ibama exibe bons resultados. Cerca de três mil animais foram apreendidos ao chegar ao País, entre aves, mamíferos, peixes ornamentais e invertebrados aquáticos. No grupo estão seis furões da espécie “Mustela Putorius Furo” – o terceiro bicho de estimação mais popular nos EUA.

JBS/MST
À mesa

AFP-PHOTO-Mauricio-LIMA.jpg

 Um jantar a dois reuniu em São Paulo, na semana passada, Joesley Batista, dono do império agropastoril JBS, maior exportador de carne do mundo, e João Pedro Stédile, da direção nacional do MST. O encontro foi na casa do empresário, de quem partiu o convite. Reforma agrária, tensões no campo, economia e apoio à reeleição de Dilma Rousseff fizeram parte do cardápio.

Congresso
Pauta pronta

Lia-de-Paula.jpg

 O Senado espera votar em novembro os três projetos de lei que tratam de mudanças na Lei da Arbitragem e na criação de uma legislação específica da mediação como instrumento para a solução de conflitos. O relator Vital do Rêgo entregará parecer sobre as matérias que tramitam em conjunto logo após o feriado da sexta-feira 15. A iniciativa pode desafogar o Judiciário.

Futebol
Dupla afinada

BOE-07-IE-2296.jpg

 Um encontro em São Paulo na terça-feira 12, entre os presidentes Roberto Setubal e José Maria Marin, selou a renovação do contrato de patrocínio do Itaú com a CBF. As duas partes continuarão juntas até 2022, com um reajuste de valor da ordem de 40%. O banco é entre os parceiros da confederação quem melhor tem tirado proveito da boa imagem do futebol brasileiro.

Grãos
Vitória da lagarta

BOE-05-IE-2296.jpg

 O governador Sinval Barbosa (PMDB) enviará ofício ao Ministério da Agricultura para o Mato Grosso ser declarado estado de emergência fitossanitária. Com isso, quer assegurar prioridade no combate à lagarta “Helicoverpa armigera”, que arrasa plantações no Centro-Oeste. A Frente Agropecuária Parlamentar discorda. Para ela, o decreto do governo é tão burocrático que terá difícil aplicação. Ou seja, antes que defensivos agrícolas e o agrotóxico (benzoato de emamectina) sejam usados, a lagarta comerá hectares e mais hectares.

Energia
“Bala perdida”

Refinaria de petróleo virou assunto proibido desde que a crise financeira atingiu os países em desenvolvimento, obrigando estatais de energia a reverem planos estratégicos. Em palestra na Associação Comercial de São Luis, há dias, Ciro Gomes disse que as refinarias estatais Premium I e II não sairão do papel. Falando o que pensa, o ex-ministro – que ganhou o apelido de “bala perdida” na última eleição presidencial – fica perto do fogo banhado em gasolina de alta octanagem. Assim, dificilmente receberá um convite de Dilma Rousseff para ocupar o Ministério da Integração, conforme quer o seu partido (PROS).

Vinho
Marca de origem

Até o próximo dia 29 chega ao mercado a primeira safra de vinhos e espumantes produzidos a partir da uva Goethe. Seis vinícolas e sete produtores locais participam dessa primeira etapa de uso do selo de Indicação de Procedência. A variedade é cultivada na região de Urussanga, Santa Catarina, onde surgiu há 150 anos, segundo o Instituto Totum, responsável pelo processo de certificação.

Legislativo
Na banheira…

O deputado federal Marcelo Matos (RJ) apresentou projeto que muda o Estatuto do Torcedor. Quer impedir que se aplique punição a clubes por violência nos estádios scuasado por orcedores. O Procurador Geral do STJD, Paulo Schmitt, alerta: “A proposta equivale a um cheque em branco para a violência e a impunidade. Se aprovado no Legislativo, esqueçam a moralidade e a disciplina. Não haverá mais pena de perda de mando”.

Telecomunicações
Estratégia

Para crescer de forma mais rápida no mercado interno, a Oi vai mudar sua estratégia. Atuará em cada Estado de forma diferente, porém, sem deixar de lado as linhas mestras de seu plano estratégico.

Música
Presente de Natal

BOE-02-IE-2296.jpg

 Ana Carolina foi a primeira artista brasileira a ser escolhida pelo iTunes no Brasil para lançar um álbum em streaming completo: o CD #AC, ação que vem sendo realizada com sucesso em todo o mundo por alguns dos artistas mais importantes da indústria musical. Agora no Natal, o CD será relançado na loja da Apple em um pacote “premium”, trazendo além da sua edição normal dois vídeos inéditos. Entre eles, o clipe da música “Resposta da Rita” – uma “resposta” da mítica Rita à canção de Chico Buarque nos anos 60 escrita por Ana Carolina e Edu Krieger sob inspiração de uma ideia de Maria Bethânia. O clip, também dirigido por Ana Carolina, tem a participação de Chico Buarque. 

Pirataria
Subiu

A Associação Antipirataria Cinema e Música registrou alta de 5% nas condenações de violação de direitos autorais até outubro deste ano em relação a 2012. As autoridades deram atenção especial a casos de irregularidades na internet.No mês passado, por exemplo, o MPF capixaba conseguiu a condenação de Rodrigo Reis da Silva, administrador dos sites  cdportatil.com e baixarcdmp3gratis.org. Ele disponibilizava links para download de álbuns completos sem autorização dos artistas.


Mais posts

Ver mais

Recomendadas