O leão está solto nas telas. Leonardo DiCaprio, 25 anos, o ator do momento mais idolatrado no mundo, está de volta em A praia (The beach, Estados Unidos, 2000), cartaz nacional em mais de 200 cinemas a partir da sexta-feira 18. Assinado pela trinca britânica responsável por Cova rasa, Trainspotting e Por uma vida menos ordinária -, o diretor Danny Boyle, o roteirista John Hodge e o produtor Andrew MacDonald -, o filme é a transposição quase literal do best seller homônimo do também inglês Alex Garland, uma aventura que mistura ecologia, drogas e os ideais da geração hippie, visando ao público jovem. Naturalmente, é veículo ideal para DiCaprio recuperar o tempo que passou sumido – se descontarmos os bytes que sua figura ocupa no ciberespaço, através dos inúmeros sites, incluindo o oficial monitorado pelo próprio.

Encerrando o silêncio de quase dois anos a que se impôs, o astro de Titanic está dando entrevistas aos borbotões, sem se abrir muito, como sempre. Mesmo porque ele vive se metendo em confusões que a mídia adora explorar. Para acalmar a imagem de bad boy, semana passada viajou para a Alemanha acompanhado da mãe, onde A praia esteve na competição do Festival Internacional do Filme de Berlim. A aparição profissional é sua primeira estratégia artística, depois da superexposição ocorrida em função do multimilionário sucesso dirigido por James Cameron. Neste meio tempo, o ator voltou às telas em O cavaleiro da máscara de ferro – filme que realizou antes de Titanic e que ele despreza – e Celebrity, de Woody Allen, inédito no Brasil, no qual aparece como um astro às voltas com o desconforto do sucesso, ou seja, uma caricatura da sua situação real.

O personagem Richard, de A praia, foi adaptado para servir a DiCaprio, que cobrou um cachê de US$ 20 milhões, quantia equivalente a 50% do custo do filme. Trata-se de um jovem turista, meio amoral, ávido por novas aventuras e viciado no filme Apocalypse now, de Francis Ford Coppola. Em Bangcoc, Richard recebe das mãos de Daffy (Robert Carlyle) o mapa de uma praia paradisíaca, escondida numa ilha perdida. O jovem convoca um casal de franceses, Françoise (Virginie Ledoyen) e Etienne (Guil-laume Canet), a acompanhá-lo. Após muitas peripécias, os três conseguem chegar à ilha para, aterrorizados, descobrir que metade dela é coberta por uma imensa plantação de maconha, protegida por traficantes fortemente armados. A tal praia é habitada por uma comunidade hippie perdida no tempo. São os únicos que têm permissão dos bandidos para ficar no local, desde que não atraiam mais ninguém. A aldeia vive uma utopia forçada que, pouco a pouco, vai se revelando um pesadelo. Na prática, o diretor Danny Boyle e sua equipe também tiveram seus maus sonhos para realizar as filmagens na Tailândia, uma vez que o local escolhido, a ilha Phi Phi, próxima à badalada Phuket, no Oceano Índico, é um santuário ecológico. No livro, Alex Garland havia situado sua ilha fictícia perto de Ko Samui, no Oceano Pacífico. Ao deslocarem dunas, transplantarem coqueiros e, alegam, "remover o lixo acumulado", os cineastas provocaram protestos de ecologistas do mundo todo, que concentraram os ataques em DiCaprio. Um dos jornais locais chegou a dar a manchete: "Depois de afundar o Titanic, Leonardo vem à Tailândia estuprar a natureza." Outros incidentes vieram à tona, incluindo um naufrágio durante as filmagens em que o ator socorreu alguns técnicos que não sabiam nadar.

 Namoradas
Em A praia, seu personagem representa o jovem típico dos dias de hoje, cínico tanto diante do sistema quanto da contracultura personificada pelos (pouco) mais velhos. Atrás das câmeras, Leonardo DiCaprio procura passar a imagem de um garotão que quer viver bem, cercado de parentes, amigos e namoradas, muitas namoradas – as mais recentes são Carmen Electra e Kristen Zang – e que quer crescer como artista. Na sua agenda já acertou a participação em Gangs, sob a direção de Martin Scorsese, e estuda fazer o papel-título de O homem-aranha, de Sam Raimi. Ultimamente, tem se mostrado calmo, afável e irresistivelmente charmoso. Leonardo DiCaprio há muito já percebeu que sucesso é a sua praia.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias