Edição nº2480 23.06 Ver edições anteriores

Gancho na equipe

Comum em ações criminais, a delação premiada terá novas regras na Justiça desportiva

Medicina
Gancho na equipe

BOECHAT-01-IE-2294.jpg

 Comum em ações criminais, a delação premiada terá novas regras na Justiça desportiva. Em seu congresso anual, em novembro, a Agência Mundial Antidoping (Wada) quer aprovar o dobro de punição para quem, flagrado no uso de substância proibida, negue-se a informar os envolvidos na ilegalidade. O silêncio reina hoje. Com a mudança, a pena aplicada ao atleta, em média de dois anos, será estendida para seu preparador físico, médico, treinador e fisioterapeuta.

Trabalho
Menos ao “Leão”

Uma campanha nacional por reajuste na tabela do Imposto de Renda vai ser lançada pela Força Sindical nos próximos dias. O Dieese aponta uma defasagem de 62,77% entre 1996 e 2012. A entidade quer ainda a correção das deduções em educação e saúde. Haverá atos em diversos Estados e em Brasília. Com os dissídios salariais, os trabalhadores pagam cada vez mais IR.

Igreja
Fé a bordo

BOECHAT-02-IE-2294.jpg

 Começa no dia 1º de dezembro pela cidade de Aurá, no Pará, a campanha “Natal dos Ribeirinhos”. Durante três semanas, no período crítico da entressafra do açaí, cestas básicas, brinquedos, kits escolares e literatura bíblica serão entregues a seis mil pessoas em 14 comunidades carentes do Estado. A ação da Sociedade Bíblica do Brasil acaba no dia 22 e faz parte do programa Luz na Amazônia, que completa 50 anos em 2013.

STJ
Togas na briga

O STJ definirá no dia 20 de novembro quem da Justiça Federal estará na lista tríplice para o preenchimento da última vaga de ministro da Corte em 2013. A luta é intensa. Por ordem, hoje, as maiores chances estão com os desembargadores Luiz Gurgel (PE), Messod Azulay (RJ), Ítalo Fioravante (DF), Néfi Cordeiro (RS) e Maria do Carmo Cardoso (DF). No ano que vem, Dilma Rousseff nomeará mais cinco ministros para o tribunal.

Magistratura
Juiz X juiz

Confusão na disputa pelo comando da Associação dos Magistrados do Estado do Rio. A juíza da 40ª Vara Criminal, Renata Gil, não inscreveu sua chapa de oposição ao chegar 45 minutos após o horário fixado (17h) pela Comissão Eleitoral. A situação está sozinha. No dia 21 de outubro, último para o registro de candidaturas, ela se atrasou porque julgava a prisão de “Black blocs” em manifestações de rua. “Formalidade de horário. Não de dia. Querem obstaculizar a democracia na magistratura fluminense. Levarei o caso aos tribunais, negado o meu direito à disputa.” A eleição no dia 25 de novembro pode ficar sub judice.

História
Cinquentenário

BOECHAT-03-IE-2294.jpg

 Considerado um filme perfeito para marcar os 50 anos do golpe de 1964, “Setenta” terá lançamento oficial entre março e abril de 2014. A emoção da ideologia da revolta presente no documentário mostra os destinos dos presos políticos libertados em troca do embaixador da Suíça, Giovanni Busher, durante a ditadura militar. Tem direção de Emília Silveira e coprodução de Jom Tob Azulay. A avant-première de “Setenta” foi na Mostra Internacional de Cinema de SP, nos dias 23 e 24.

Comportamento
Ponto de vista

“Exagerada”. Foi como o desembargador José Cogan, do Tribunal de Justiça de SP, definiu a legislação brasileira para a regulamentação de armas. A Escola Paulista de Magistratura iniciou um curso sobre o Estatuto do Desarmamento na terça-feira 29. Cogan diz que todas as iniciativas de outros países em proibir a venda de armamentos causaram aumento de criminalidade.


Educação

Terceiro grau

BOECHAT-04-IE-2294.jpg

 Dirigentes de duas mil instituições de ensino esperam que o ministro Aloizio Mercadante divulgue logo a nota dos cursos superiores no Enade, edição 2013. O Conceito Preliminar de Curso considera o desempenho dos alunos no exame, a infraestrutura e o perfil dos profissionais da instituição. O CPC assegura em alguns casos a renovação automática
dos cursos e até valoriza as ações das universidades que têm capital aberto na bolsa.

Saúde
Cor da luta

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, prédios e monumentos públicos ganharão iluminação especial em 23 de novembro. O amarelo dourado, que cobrirá o Palácio do Planalto e o Hospital da Criança em Brasília, também será visto em outros Estados.

futebol
Rumo ao milhão

Reaberto em maio, o estádio Mané Garrincha recebeu 600 mil espectadores em 16 eventos, entre jogos de futebol e shows. Inaugurado em 1974, o local foi frequentado por 360 mil pessoas até entrar em obras para o Mundial da Fifa. A arena está pronta, mas perto da Copa haverá recuperação do gramado e ajustes em alguns serviços internos.

Política
Ele & ela

BOECHAT-05-IE-2294.jpg

 “A maior tendência da união de Eduardo Campos com Marina Silva em médio prazo é somarem mais as rejeições do que os votos”, diz Ricardo Guedes, analisando a pesquisa da Sensus feita para o PSDB. Parte dos eleitores do governador de Pernambuco não quer a ex-ministra, e vice-versa. O ganho agora seria pouco e devido à novidade. “Considerando os cenários para aqueles que conhecem todos os candidatos ao mesmo tempo, Aécio Neves fica em segundo lugar, com tendência de 2º turno entre ele e Dilma.”

economia
Desaceleração

Apesar de ter se voltado para setores de menor risco de inadimplência este ano, o Banco Santander apresentará em suas operações consolidadas de crédito prejuízo da ordem de R$ 1,3 bilhão em 2013. O valor negativo será compensado pelos bons resultados da Tesouraria (operações de compra e venda de títulos) e das coligadas (seguradora, leasing, cartão de crédito etc.).

Brasil
Tchau, governo!

Depois de 30 anos no serviço público federal, onde entrou como agente administrativo e chegou a ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto trocará de campo – e de Estado. O secretário de Orçamento e Planejamento de Brasília assumirá nos próximos dias o cargo de diretor institucional da CSN, em São Paulo.

Política 1
O olhar do eleitor

Os maiores problemas apontados pela pesquisa foram saúde (47,7%), educação (14,1%) e corrupção (13,4%). Para 47,1%, é melhor o crescimento do País do que a distribuição de renda (30,9%). Para 27,8%, o Brasil segue no rumo certo – outros 38,8% acham que não. “Teremos eleições cheias de incertezas, que dependerão muito das campanhas e propostas dos candidatos. Quem vota está mais crítico e exigente”, conclui Guedes.

Cultura
Atores atletas

BOECHAT-06-IE-2294.jpg

 Em cartaz no Rio de Janeiro, a “Academia do Coração” terá o elenco mais malhado do País. É que a 20ª peça de Flávio Marinho se passa num palco onde os artistas se exercitam o tempo todo. Ao fim da temporada de seis meses, só haverá beldades em cena. Dia 25, noite de estreia, uma espectadora virou-se para o autor e fez uma ameaça: “Você vai ter que pagar a minha plástica. Desloquei o maxilar de tanto rir…”.

Colaborou: Ronaldo Herdy
fotos: Jaime Souzza; Ivo Gonzalez/Agencia O Globo; Paulo H. Carvalho/CB/D.A Press ;
Vanessa Carvalho / Brazil Photo Press; Beti Niemeyer  


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos sues clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.