A morte do camponês radical
O pernambucano Francisco Julião, fundador e líder das Ligas Camponesas do Nordeste que agitaram o Brasil rural no início da década de 60, morreu no sábado 10, de ataque cardíaco, aos 84 anos, em sua casa no México. Defensor radical da reforma agrária, em 1955 fundou a Liga para invadir propriedades rurais. Seu lema: "Na lei ou na marra." Foi eleito deputado em 1962 mas o golpe militar de 1964 cassou seu mandato. Julião se asilou no México, retornou ao Brasil em 1979 com a Lei da Anistia mas preferiu novamente viver no México em 1996.

 

A prisão do camarada Feliciano
Oscar Ramírez Durand, o comandante Feliciano, líder do grupo guerrilheiro maoísta Sendero Luminoso, foi preso na quarta-feira 14 na região de Huancayo, ao Leste do Peru. A versão oficial é que a ação foi monitorada pelo presidente Alberto Fujimori (abaixo) e que o terrorista foi cercado na selva – faminto e doente não resistiu à prisão. A versão extra-oficial (jornal El Comercio) diz que Durand quase fugiu e só foi preso porque tomou um ônibus dirigido por um policial à paisana. O Sendero tenta instalar um regime comunista desde 1980. Já teve dez mil combatentes, hoje, estima-se que não passe de mil

 

MORRERAM Cláudio Hafner, baterista da banda de rock Cidadão Quem. A canção Os segundos, um dos sucessos do grupo, faz parte da trilha sonora do seriado Malhação (Globo). Em Montenegro (RS), aos 39 anos, num acidente de pára-quedas. No sábado 10.

– Helen Forrest, cantora americana. Chegou a se apresentar com os grupos de Artie Shaw e Harry James. Entre seus sucessos estão I had the craziest dream e I don’t want to walk without you. Em Los Angeles, aos 82 anos, de parada cardíaca. No domingo 11.

– O líder negro americano James Farmer. Era o último sobrevivente dos Big Four, os quatro grandes ativistas dos direitos civis. Foi um dos organizadores da Marcha pela Liberdade de 1961. Em Virgínia (EUA), de diabetes, aos 79 anos. Divulgado na quarta-feira 14.

O escritor Wilson Martins. Tio do cartunista Ziraldo, teve seu livro Memórias de um menino de negócios lançado na Bienal de São Paulo, em 1982. No Rio de Janeiro, aos 76 anos, de causa não revelada. Na quarta-feira 14.

 

OPERADO Pelé, do joelho direito para a retirada de um menisco. Ele se contundiu durante um bate-bola de brincadeira no CT do Santos. É a primeira cirurgia a que Pelé se submete ligada à atividade esportiva. Em Nova York (EUA), na segunda-feira 12.