Até por causa das dimensões do País, as pesquisas de opinião pública têm, tradicionalmente, se voltado apenas para as capitais. A partir do mês que vem será diferente. De agosto até outubro do ano 2000, uma visão mais ampla e profunda do Brasil será apresentada pelo Radar, o mais recente projeto da Brasmarket Análise e Investigação de Mercado, que prevê um monitoramento permanente das gestões de 511 cidades do País. É um universo que abriga 62,5 milhões de pessoas com mais de 17 anos. "Todos os 511 prefeitos, 27 governadores e até o presidente da República passarão a ter seu desempenho acompanhado de perto pela opinião pública", afirma Ronald Kuntz, diretor-presidente da Brasmarket.

Para concretizar o projeto, a Brasmarket registrará no período a opinião de mais 2,1 milhões de brasileiros, sendo que cada série nacional de pesquisas entrevistará, em média, 215 mil pessoas. Além de ISTOÉ, jornais, emissoras de rádio e tevê de todo o País divulgarão os resultados do trabalho. "Os maus políticos não ficarão nada satisfeitos, mas ISTOÉ e os outros parceiros da iniciativa estarão prestando um serviço aos que exercem seus mandatos com legitimidade e transparência. Não se pode colocar todo mundo no mesmo balaio."