É inegável que as novas tecnologias trouxeram muitas vantagens para o consumidor. Hoje é possível fazer compras, checar extratos bancários e contratar qualquer serviço pela web. Essas facilidades, porém, estimulam uma grande variedade de golpes. “A internet é um ambiente mais favorável a fraudes, e os usuários não estão atentos aos cuidados necessários”, afirma Carlos Henrique de Almeida, economista do Serasa Experian. De acordo com um levantamento da instituição, entre janeiro e julho de 2013 foi registrado 1,2 milhão de tentativas de fraudes contra consumidores. “Com uma conta telefônica, o fraudador consegue obter um comprovante de resistência e, consequentemente, abrir uma conta bancária”, diz Almeida. O economista alerta ainda que, muitas vezes, o fraudador consegue financiar um automóvel e o consumidor só se dá conta muito tempo depois. “Um meio de se proteger é evitar preencher cupons de promoção em supermercados e shopping centers”, diz ele. “Essas informações são facilmente compartilhadas e podem cair nas mãos de golpistas.” Abaixo, descubra como se proteger e evitar prejuízos.

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