Edição nº2492 15.09 Ver edições anteriores

Diretor-sobrinho

Renato Alencar Porto foi empossado diretor da Anvisa na quarta-feira 14. Sua nomeação ao cargo que requer qualificação técnica especial

Brasil
Diretor-sobrinho

BOECHAT-01-IE-2283.jpg

Renato Alencar Porto foi empossado diretor da Anvisa na quarta-feira 14. Sua nomeação ao cargo que requer qualificação técnica especial, apenas oito anos depois de entrar na agência, deveria motivar colegas de trabalho. Muitos, contudo, insatisfeitos, destacam que o advogado é casado com uma sobrinha do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). A Anvisa, sempre questionada, precisa estar atenta à sua imagem.

Estatística
Índice de partida

Segundo Ricardo Guedes, do Instituto Sensus, a recuperação de Dilma Rousseff para 35% ainda não coloca o PT em situação confortável para a eleição presidencial de 2014. “O mínimo de popularidade para garantir a vitória é de 65%, e de 40% para competir”. A petista tem rejeição individual no total do eleitorado de 45%, acima dos 40% que inviabilizam um candidato. “Para ser competitiva, a rejeição tem de estar abaixo dos 35%”, diz.

Siemens
Escândalo no supremo

Tomara que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica apure de A a Z as denúncias de que a Siemens e outras empresas formaram cartel nas concorrências de fornecimento e manutenção de trens no Metrô e na CPTM, em São Paulo. Denúncia igual envolvendo a limpeza urbana na cidade, na gestão Marta Suplicy, aguarda até hoje decisão do STF, a quem o Ministério Público Federal recorreu num mandado de segurança, depois que o Cade negou-se a aprofundar as investigações de cartel nos serviços.

Bem-estar
Alô, alô, alô…

Com as pessoas usando cada vez mais smartphones, vale registrar a criação de um exame de audição compatível com os sistemas iOS e Android. Simples e grátis, busque Teste Auditivo Telex em sua loja de aplicativos e faça download do programa.

Grito das ruas
Álbum de família

BOECHAT-02-IE-2283.jpg

O idealizador do Mídia Ninja, Bruno Torturra – que faz sucesso transmitindo ao vivo as manifestações e protestos em todo o País –, é neto do maior cinegrafista da história do futebol brasileiro: Chico Torturra. No Canal 100, o avô do Bruno criou os célebres close-ups em câmera lenta que mudaram a maneira de filmar o esporte.

Presídios
Unidos

Criado no dia 8 último, o Fórum Nacional de Conselhos Penitenciários Estaduais será dirigido por uma mulher: Maíra Fernandes, que preside o colegiado no Estado do Rio e integra a Comissão de Segurança Pública da OAB/RJ.

Medicina
Meio assalariado

BOECHAT-03-IE-2283.jpg

Os brasileiros que aderirem ao Programa Mais Médicos não terão direitos como férias remuneradas e 13º salário. “Instituíram o boia-fria
da medicina”, disse Roberto Luiz D´Ávila, presidente do conselho federal da classe, a membros da Procuradoria-Geral do Trabalho, que foram à entidade discutir a estranha restrição.

Governo
Parceria zero

BOECHAT-04-IE-2283.jpg

“O Brasil não está preparado para ter um consórcio envolvendo União, Estado e o município do Rio nos moldes em que foi criada a Autoridade Pública Olímpica. Ninguém quer abrir mão da autonomia federativa, descumprindo um contrato e três leis que o aprovaram. Foi muito ruim essa experiência tripartite”, diz Márcio Fortes, que acaba de deixar a presidência da APO, responsável por executar medidas relativas aos projetos olímpicos. Aliás, se não é para cumprir o combinado, melhor implodir a entidade

Direitos Humanos
Amarildo na ONU

Defensores de Direitos Humanos de ONGs como a Justiça Global e a Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência vão se reunir na quinta-feira 22 no Rio de Janeiro. É para colocar “pingos nos Is” no dossiê a ser enviado ao Grupo de Trabalho da ONU sobre Desaparecimentos Forçados ou Involuntários, em Genebra, a respeito do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza. Ele sumiu há um mês
na Rocinha, após ser levado por PMs para a UPP da favela.

STF
Sem lero-lero

BOECHAT-05-IE-2283.jpg

Mais novo integrante do cast de estrelas da TV Justiça, Luis Roberto Barroso chegou ao STF alinhado com quem defende a emissora. “Ela ajuda legitimar o Poder Judiciário e contribui para a democracia do País.” Até a transmissão de eventuais conversas ásperas entre os ministros não deve mudar a filosofia do canal, único no mundo. “Isso faz parte da vida dos tribunais”, afirmou dia 9 passado, na festa dos 170 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros. Outra boa notícia ao público: Barroso prometeu
ser breve e não falar empolado na telinha. 

DF
Tudo zero

Assim como em Minas Gerais, o Distrito Federal contratou a empresa Jurong, uma estatal de Cingapura, para realizar o planejamento urbano da Capital. Entre as encomendas, uma cidade aeroportuária e um centro financeiro novinhos.

Poder
Vítima do tempo

Dilma Rousseff vive em Brasília há vários anos, como ministra e presidenta. Mas 2013, em especial, lhe tem sido um ano difícil. Dificuldades políticas à parte, a chefe do Executivo tem reclamado muito dos efeitos da seca na Capital Federal. Há mais de dois meses
não chove na cidade, o que deixa a umidade do ar próxima a 30%.

Mundo
Não sai

José Miguel Insulza ficará no cargo de secretário-geral da OEA até 2015, completando o mandato iniciado em 2005. Responsável pela suspensão das medidas contra Cuba e autor do recente estudo da entidade sobre política de drogas no Hemisfério, ele abriu mão de uma candidatura ao Senado, no Chile, na eleição de 17 de novembro.

Copa do Mundo
Jogada marota

O governo federal planeja retirar da matriz de responsabilidade da Copa várias obras de infraestrutura que deveriam estar prontas até o Mundial da Fifa de 2014. Sem um prazo imediato para a conclusão dos projetos – transferidos para o PAC 2 (Transportes) –, o Executivo poderá gastar ao bel prazer nas obras, já que o programa não tem limites de endividamento público. O cruel nisso está no fato de a mobilidade urbana ser o maior legado da Copa para a população.

Educação física
Garoto-propaganda

CONF-06-IE-2283.jpg

O Dia do Profissional de Educação Física será lembrado este ano com anúncios estrelados por Luiz Felipe Scolari, a partir de 1º de setembro. A importância do especialista na qualidade de vida da sociedade é destacada na iniciativa dos conselhos regionais e federal da entidade. Felipão graduou-se na profissão em Porto Alegre.

Fotos: Alice Vergueiro/Futura Press/Folhapress; Adriano Machado / AG. ISTOÉ; Silvia Izquierdo/ap photo


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.