Cultura

Cineastas declaram seu amor pelo Rio

Chega à Cidade Maravilhosa projeto que homenageou Paris e Nova York pela lente de grandes diretores

Cineastas declaram seu amor pelo Rio

VAMPIRO Tonico Pereira e Roberta Rodrigues em cena do filme do sul-coreano Im Sang-Soo ()

O amor chegou ao Rio de Janeiro. Depois de Paris (2006) e Nova York (2009), a franquia “Cities of Love”, projeto cinematográfico ambientado em grandes metrópoles, desembarcou na capital fluminense para seu terceiro filme, “Rio, Eu Te Amo”.

chamada.jpg
VAMPIRO
Tonico Pereira e Roberta Rodrigues em cena
do filme do sul-coreano Im Sang-Soo

As filmagens começaram no começo do mês, com roteiro do brasileiro Carlos Saldanha (autor de “Rio”) e do sul-coreano Im Sang-Soo (famoso pelo longa “O Gosto do Dinheiro”). Saldanha vai contar a história de dois bailarinos, vividos por Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer. Sang-Soo prestará uma homenagem aos garçons em um enredo que envolve vampiros. O diretor sul-coreano escolheu para a locação o Morro do Vidigal, favela fincada entre os elegantes bairros do Leblon e de São Conrado, com vista total para o mar, na zona sul carioca. Enquanto a trama amorosa se desenrola, o ambiente ganha a importância de um personagem.

O projeto está orçado em R$ 20 milhões e tem dez histórias de sete minutos cada que, ao final, viram uma só. “Quando falamos em ilustrar histórias de amor nas cidades, o Rio está no topo da lista de locações”, explica o produtor francês Emmanuel Benbihy, responsável pela franquia.

IEpag106e107Rio-2.jpg
BALÉ
Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer vivem casal de bailarinos
no espisódio assinado pelo brasileiro Carlos Saldanha

Cada curta terá um diretor diferente, e oito já estão confirmados, entre os quais Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”) e José Padilha (“Tropa de Elite”). Padilha vai filmar o romance entre um instrutor de asa-delta e sua aluna em narrativa que acontece durante um voo sobre a Cidade Maravilhosa. Outros confirmados são o australiano Stephan Elliott (“Priscilla, A Rainha do Deserto”), a libanesa Nadine Labaki (“Caramelo”) e o mexicano Guillermo Arriaga (“Babel”). Nadine filmará o encontro e desencontro de um casal na Gamboa, zona portuária carioca, e Elliott vai contar uma história que se passa no Pão de Açúcar.