C I Ê N C I A
Valeu, garoooooto!!!

Desde fevereiro de 1997, quando o biólogo escocês Ian Wilmut do Instituto Roslin, em Edimburgo, anunciou ao mundo a clonagem da ovelha Dolly, diversas bezerras, ovelhas e ratinhas foram clonadas a partir de células de fêmeas adultas. Mas jamais um macho. Não mais. Biólogos da Universidade do Havaí anunciaram na segunda-feira 31 a clonagem do camundongo Fibro. Além de ser o primeiro macho do gênero, é o primeiro cultivado a partir de células que não pertencem ao sistema reprodutivo – a que originou Dolly foi extraída da glândula mamária da sua "mãe". No caso de Fibro, sua célula saiu do rabo de outro camundongo, o que sugere ser possível clonar organismos a partir de qualquer célula do corpo. O lado trágico dessa história é que, para fazer Fibro, tentou-se clonar 274 células. Todas morreram. Por outro lado, quando a técnica for aperfeiçoada, ajudará a salvar espécies ameaçadas de extinção, das quais é necessário preservar ambos os sexos.

 

 E S P A Ç O
Rover marciano II

Fido parece nome de cachorro, mas é como se chama o jipe robô (ao lado) pertencente à próxima geração de veículos inteligentes que rodarão em Marte. A primeira geração é a do Sojourner, o jipinho que pousou em julho de 1997 no Planeta Vermelho, enviando de lá estudos de rochas e poeira – além de imagens maravilhosas. Fido foi construído no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, Califórnia. Está sendo testado no deserto de Mojave, que fica no mesmo Estado. Modelos mais sofisticados de Fido embarcarão para Marte em 2003 e 2005. Coletarão amostras de rochas e do solo para enviar pela primeira vez de volta à Terra.

 

T E C N O L O G I A
DVD-móvel

A Panasonic acaba de lançar nos EUA um DVD player com tela plana de cristal líquido para instalação no interior de veículos. O sistema pode ser embutido atrás do banco do motorista para entretenimento dos passageiros do banco traseiro. O som é da tecnologia surround, a mesma usada nos home theaters. Mas o preço é bem salgado. A tela custa US$ 1.200 e leitor de DVDs, outros US$ 800.

 

Bombardeiro robô

Existem muitos aviões robôs da Força Aérea americana realizando missões na Iugoslávia. Eles detectam movimento de tropas e alvos para as bombas da Otan. Mas não se comparam à próxima geração de naves não-tripuladas em desenvolvimento nos EUA. A empresa aerospacial Lockheed-Martin, produtora do bombardeiro invisível F-117, projeta similares robôs (ao lado) igualmente invisíveis ao radar. Serão lançados de submarinos para invadir o espaço inimigo, despejando bombas guiadas por satélite.

 

Por Peter Moon