chamada.jpg

Sem Hebe
Roberto Carlos gravou o seu tradicional show de Natal em São Paulo. Ele queria ao seu lado a amiga Hebe Camargo, mas nem a Rede Globo nem o SBT deixaram

O cantor Roberto Carlos e a apresentadora e cantora Hebe Camargo são amigos de longa data. Neste ano em que ele festejou 50 anos de carreira, incluiu Hebe entre os seus seletos convidados para sua tradicional apresentação de Natal, o show “Roberto Carlos Especial” que é exibido há três décadas e meia, sempre no dia 24, na Rede Globo. O espetáculo foi gravado na terça-feira 15, em São Paulo, e teve duas horas de duração – mas não contou com a participação de Hebe. O nome da apresentadora teria sido vetado pela direção da Globo, embora haja fortes indícios de que a ideia também não agradara à direção do SBT, que não quis “dividi-la” com a emissora concorrente. Ambos os canais exibem comunicados lacônicos: não houve veto ou interferência na decisão dos artistas. Mais que lacônicas, as explicações são ilógicas: se a decisão fosse do Roberto, por sua vontade Hebe estaria lá; se dependesse de Hebe, ela teria pisado no palco. Estiveram ao lado de Roberto e cantaram com ele a atriz Dira Paes (que fez dueto na canção “Cama e Mesa”), Ana Carolina, o grupo Calcinha Preta e o cantor Daniel. O repertório reuniu mais de 20 músicas, incluindo grandes sucessos como “Detalhes”, “Outra Vez”, “Como é Grande o Meu Amor por Você” e “É Preciso Saber Viver”, interpretados, como sempre, de maneira impecável. A liberdade de ação de Roberto, no entanto, parou aí.

O impasse entre a autonomia dos artistas e as algemas de exclusividade impostas pelos canais na guerra da concorrência ficou ainda mais evidente no episódio envolvendo a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. Eles participaram da gravação do “Show da Virada 2010”, da Globo, que é sempre exibido no dia 31 de dezembro, e tinham se comprometido a cantar no “Ressoar Mega Show”, da Rede Record. Pressionados pela emissora carioca, que exigiu exclusividade, na última hora deram o cano na tevê paulista. A questão demorou a ser resolvida porque a dupla não queria ficar mal com a Record, já que a irmã dos cantores, Luciele Di Camargo, é funcionária da casa. A saia-justa incomodou diretores do programa e terminou com outro comunicado: “Faremos o show com os maiores sucessos de 2009. Todos os artistas que participam do show “Ressoar” abriram espaço nas suas agendas. Para nós é uma honra.” Desfalques na Record foram também as estrelas sertanejas Victor & Leo, Leonardo, Daniel e Bruno & Marrone: eles assumiram compromisso verbal e voltaram atrás na véspera do espetáculo. O motivo foi o mesmo: prestigiar apenas o “Show da Virada 2010”.

img1.jpg
 SAIA-JUSTA Após gravar o especial na Globo,
a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano teve de voltar atrás e cancelar com a Record

Nos tempos atuais, em que a indústria fonográfica perde espaço e poder econômico, falhar com a maior emissora de tevê do País pode ser um mau negócio para os músicos: não é à toa que 38 astros estão no “Show da Virada”. À margem dessa disputa, quem não foi convidado para a festa principal está em programações das redes Bandeirantes, Rede TV!, Record e do SBT. Exemplo: o musical de Roberto Justus, que irá ao ar na quarta-feira 23 e no qual ele fará dueto com Agnaldo Rayol. Distribuídas por outras emissoras estarão as duplas Chitãozinho & Xororó, Rick & Renner e Edson & Hudson. Nesse caso, ter passe livre pode não render cachês milionários. Mas, dá ao artista a simpatia do público que nada tem a ver com contratos de exclusividades e rivalidades de emissoras.

img2.jpg