T E C N O L O G I A
Máquinas maravilhosas

A Ericsson mostrou em Estocolmo, na Suécia, os primeiros protótipos de equipamentos com a tecnologia Bluetooth, que conecta via ondas de rádio diversos aparelhos eletrônicos. Veja aqui alguns deles:

C I Ê N C I A
Abelhas caça-minas

Cento e vinte milhões de minas terrestres em 70 países matam ou mutilam 60 pessoas por dia. Conseguir detectá-las é a meta dos cientistas do laboratório americano Sandia, no Novo México. Eles querem treinar abelhas para achar esses artefatos mortíferos. Como toda mina libera TNT no solo, busca-se saber se existem espécies de flores que absorvam esse explosivo, concentrando-o no pólen. Caso existam, o passo seguinte será tentar condicionar as abelhas a procurar esses tipos de flores. Os incrédulos fiquem sabendo que a pesquisa é séria e patrocinada pelo Departamento de Defesa dos EUA.

E S P A Ç O
Lua por acaso

Em 1986, a sonda Voyager 2 passou pelo planeta Urano (ao lado) enviando imagens à Terra. Treze anos depois, o astrônomo Erich Kokoshka, da Universidade do Arizona, olhava essas fotos quando percebeu um ponto estranho, uma lua desconhecida. Agora com 18 delas, Urano empatou com Saturno como dono da maior ninhada satelital. A nova rebenta chama-se até o momento 1986 U 10. Mas logo, logo deve ganhar o nome de uma personagem de Shakespeare, como as outras luas suas irmãs batizadas Ofélia, Julieta, Créssida e Desdêmona.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

 

Por Peter Moon


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias