E S P A Ç O
Achada a Gemini 7

"Oh, meu Deus, eu não acredito! É ela! Achamos!", gritou Curt Newport, chefe da missão de resgate da cápsula Liberty Bell (Sino da Liberdade) 7, que afundou no dia 21 de julho de 1961 nos mares das Bahamas depois de voltar do espaço. A pequena nave, do tamanho de uma cabine telefônica, foi localizada há uma semana por um robô submarino a 4,8 quilômetros de profundidade, a nordeste da ilha Grande Ácabo. A Gemini 7, como era mais conhecida, foi a única cápsula americana perdida depois de uma missão espacial. Ao descer de pára-quedas no mar há 31 anos, sua escotilha explodiu antes de sua bóia ser inflada. Em poucos segundos encheu de água e afundou. O astronauta que a pilotava, Virgil Grissom, escapou por pouco da morte por afogamento. Até hoje persiste a polêmica se foi uma falha da nave ou do astronauta – que pode ter apertado o botão de estouro por engano ou pânico. Essa dúvida poderá ser finalmente esclarecida depois que a Gemini for recuperada, dentro de algumas semanas, quando Newport voltar ao local com um novo robô. O que achou a nave pifou logo em seguida e ficou lá no fundo.

I N F O R M Á T I C A
A volta dos ‘armários’

O crescimento exponencial da Internet e de todos os serviços de comércio eletrônico que ela propicia está requisitando computadores cada vez mais poderosos, verdadeiros gigantes. A IBM, que criou os primeiros computadores da história – que se assemelhavam muito a armários –, está lançando no final de maio sua máquina mais poderosa, o G6, capaz de dar conta de 1 bilhão e 600 milhões de instruções por segundo. Esse supercomputador se vale de uma tecnologia recentemente desenvolvida pela IBM, que usa cobre no lugar de alumínio para transportar os sinais elétricos entre milhões de transistores contidos nas centenas de chips da máquina.

C I Ê N C I A
Extinção humana

Um vulcão pode ter dizimado o primeiro núcleo de ancestrais humanos que viveram na África Oriental há 18 milhões de anos. Essa é a conclusão de um estudo divulgado no último dia 3 pela Sociedade Britânica de Geologia. Ao pesquisar depósitos muito antigos de lavas do vulcão Kisingiri, hoje extinto, encontraram-se indícios de fluxo piroclástico, uma mistura letal de gás quente, poeira e cascalho, que se espalha a uma tremenda velocidade e vasta extensão. A datação do fluxo coincide com o desaparecimento dos Proconsul, antepassados humanos.

A R Q U E O L O G I A
A primeira escrita

A escrita mais primitiva da humanidade não era egípcia, como se pensava, mas de uma civilização que existiu no Paquistão há 3.500 a.C. A descoberta foi feita semana passada em um sítio arqueológico na região paquistanesa de Harapan, onde foram achadas inscrições em forma de tridente gravadas em placas de barro. Segundo o chefe da equipe que trabalha no sítio, o americano Richard Meadow, dificilmente se descobrirá o que significam os símbolos achados, "já que essa linguagem, a indus, está morta há muito tempo e não temos uma pedra de Roseta para nos orientar". Ele se referia à pedra encontrada no Egito em 1802, que ajudou a decifrar a escrita do antigo Egito porque tem um mesmo texto escrito em grego e em hieróglifo.

 

Por Norton Godoy