I N F O R M Á T I C A
Barrados no baile
A IBM lançou nos EUA um PC à prova de furto de dados. O modelo 300PL (ao lado) vem com leitor de smart -cards, os cartões inteligentes que têm um chip incrustado e são muito mais seguros que os cartões de banda magnética atuais. Para usar o 300PL, o usuá-rio deve primeiro passar seu cartão no leitor e digitar uma senha. Sem ela, a máquina permanece inacessível. O sistema é importante dentro de empresas com dezenas, centenas ou milhares de computadores ancorados numa mesma rede. Nessas circunstâncias, o cartão com chip barra o acesso a informações sigilosas e críticas da empresa. Para os próximos anos, espere pela proliferação de sistemas semelhantes ou então daqueles baseados na leitura da digital ou da íris ocular.

I N F O R M Á T I C A
Guia de mão
Acontece no museu Whitney de Arte Americana, em Nova York, a exposição O século americano, o maior painel das artes daquele país já reunido. São tantos os trabalhos que a mostra foi dividida em duas partes. A primeira, com os feitos entre 1900 e 1949, já acabou. Deu lugar às obras realizadas de 1950 até hoje e a um projeto piloto patrocinado pela Intel onde os visitantes receberão PCs-prancheta carregados com o catálogo da exibição. Assim, os visitantes poderão contemplar as obras ouvindo gravações com depoimentos dos artistas, lendo suas biografias e conhecendo os movimentos a que pertencem. O piloto servirá para a Intel identificar as necessidades que um futuro PC-prancheta do século XXI terá de atender.

T E C H N O L O G I A
Bomba interativa
Agora é demais. Bomba de gasolina com monitor para navegar na web!? Parece brincadeira, mas uma pesquisa entre motoristas americanos identificou o desejo de usar um aparelho com essa função. Pautada na enquete, a Gilbarco, líder no mercado de equipamentos para postos de combustível, pôs mãos à obra. O resultado é uma nova bomba que começa a ser vendida em abril de 2000. Ela tem monitor sensível ao toque para o motorista se entreter na Internet enquanto completa o tanque (nos EUA não existem frentistas. Os postos são de auto-atendimento). A bomba também possui mo-nitor colorido para o do-no do posto botar mensagens ou anúncios. Não bastasse, a bomba envia e-mails à distribuidora de combustível quando o conteúdo do reservatório es-tá no fim.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias