Operação desembarque
Muita encrenca ainda vai rolar entre os peemedebistas e o ministro da Fazenda, Pedro Malan. O presidente do PMDB, Jader Barbalho, já gravou seu depoimento no programa gratuito do partido para a tevê, que vai ao ar nesta quinta-feira 14, insistindo na necessidade de se taxar a remessa de lucro para o Exterior. O programa, aliás muito bem produzido, bate na tecla da necessidade de retomar o desenvolvimento, combater o desemprego e a violência. Também reforça que o PMDB terá um candidato próprio à Presidência da República – para desespero de FHC – abrindo espaço para a apresentação do até agora único pré-candidato, o senador Pedro Simon (RS). Falam os ministros do partido, mas defendem muito mais seu próprio peixe do que o do governo. A cúpula do PMDB acha que, do jeito que está FHC, não dá para chegar às eleições municipais do ano que vem carregando o ônus do governismo.

Em causa própria
Aconteceu na segunda-feira 4, em plena reunião de FHC com a base governista para discutir o que seria o pacote de ajuste econômico. Representando o PTB, o deputado José Carlos Martinez (PR) fez um longo preâmbulo sobre a grave situação por que passa o País e saiu-se com esta: “Presidente, o senhor sabe quanto o governo destinou à CNT?” Em tempo: a CNT é a rede de tevê de propriedade do parlamentar. Ríspido, FHC cortou o assunto: “Não destinou nada, deputado.” Martinez ainda balbuciou: “Foram R$ 17 mil.”

“Vivemos numa cleptocracia e caminhamos a passos largos para uma narcocracia”
Do secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, alarmado com as notícias envolvendo políticos e criminalidade

Reformas já
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), acertou com os membros das comissões de reforma tributária e da reforma do Judiciário: os projetos estarão prontos para serem votados em plenário no mês que vem. Novembro é quando começa o esforço concentrado da Câmara, com votações de manhã e à noite, de terça-feira a quinta-feira. A idéia é fechar o mês com as duas reformas aprovadas.

Rápidas

  • O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) trocou sua ecológica bicicleta por uma ruidosa moto a gasolina para fazer o trajeto de sua casa até a Câmara.
  • Relator do projeto que permite a participação de 30% de capital estrangeiro em revistas e jornais, Henrique Alves informa: o texto será votado em 15 dias.
  • Aprovado o projeto, o Financial Time deverá se juntar à Folha de S. Paulo e a O Globo no novo jornal de economia anunciado pelas empresas brasileiras.