CPI dos Tucanos
Chico Lopes é tucano de carteirinha. Amigo de José Serra, um tucano poderoso e sempre na linha de tiro dos partidos aliados ao governo. Se a história crescer, vai que bata em Gustavo Franco, Pedro Malan e outros ex-presidentes do BC? E daí? É assim que pensam e brincam os peemedebistas. A CPI dos Bancos virou o troco à sanha do PSDB de tirar o PMDB do governo. Ninguém fala em "on", como se diz no jargão jornalístico quando alguém conta alguma coisa publicamente. Mas em "off", ou seja, sem autorização para o repórter dar nomes aos bois, os peemedebistas festejam: a CPI vai até o fim mesmo! Afinal, a turma do BC, do sistema financeiro, da área econômica, é toda tucana. O PSDB é que vai precisar dar tratos à bola para livrar-se da lama. E, se quiser ficar longe disso tudo, caberá a FHC se apartar da tucanagem, dizem seus aliados malvadamente. Não é preciso muito para saber quem sai ganhando.

 

PFL X PMDB
Apadrinhado pelo senador Íris Rezende (PMDB-GO), o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Fernandez Junior, está com a cabeça a prêmio. O ministro Rodolfo Tourinho, do PFL, já obteve autorização de ACM para substituí-lo. É o PFL adotando a mesma política do PMDB de não deixar para outros partidos os cargos nos ministérios que comanda.

 

Tem grana no ar
Sem reajuste salarial há anos, os funcionários públicos federais andam sem grana. Mais: quase 70% da renda que circula em Brasília vem do funcionalismo. Então, pela lógica, a turma na capital anda sem dinheiro, certo? Errado! A Fiat montou um feirão de automóveis no Distrito Federal, no último final de semana, que bateu todos os recordes do País: 618 veículos vendidos, movimentando um total de R$ 10,5 milhões. Agora falta saber de onde vieram tantas verdinhas.

 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Negócio fechado
Está superado o último obstáculo para a criação da Agência Nacional de Aviação, que fará o gerenciamento do transporte aéreo no Brasil. O ministro da Aeronáutica, brigadeiro Walter Brauer, afirma que não coloca restrição ao projeto. E o ministro da Casa Civil, Clóvis Carvalho, aceita que permaneça na Força Aérea a supervisão da segurança na aviação civil.

 

Democracia direta
Foi na segunda-feira 19. Uma tribo Pancararu, de Pernambuco, tomou o plenário da Câmara na sessão em homenagem ao Dia do Índio. Não demorou muito para que os dois indiozinhos da foto acima descobrissem que votariam melhor
do que muitos deputados por aí.

  R Á P I D A S

– O juiz alagoano Alberto Jorge pediu e o Ministério da Justiça já liberou as diárias. Badan Palhares voltará a Maceió para tentar explicar a confusão do seu laudo sobre a morte de PC Farias.

– O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) vai pedir licença para tratar da saúde, abrindo vaga para o suplente Blairo Maggi (PPB). Trata-se, simplesmente, do maior plantador de soja do mundo.

Por Tales Faria – Colaboraram: Guilherme Evelyn, Hélio Contreiras e Laszló Varga


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias