Seu bolso

Controle as despesas na tela do smartphone

Apesar da infinidade de aplicativos que ajudam na organização dos gastos, especialistas afirmam que poucos usuários aproveitam bem a ferramenta. Conheça os mais adequados ao seu perfil

Controle as despesas na tela do smartphone

chamada.jpg

Os caderninhos de anotações estão sendo substituídos por um novo aliado tecnológico: o aplicativo financeiro. No tablet ou no smartphone, não faltam opções de ferramentas digitais para quem quer gerenciar o orçamento. Os aplicativos reúnem funcionalidades que vão do controle de gastos pessoais às orientações na hora de declarar o Imposto de Renda. O presidente do Dsop Educação Financeira, Reinaldo Domingos, alerta, no entanto, que a plataforma passa a ter importância a partir do momento em que o usuário cria o hábito de registrar as despesas com frequência. “É preciso pesquisar, pedir informações e testar diferentes opções, até encontrar a melhor para o seu perfil”, afirma. O educador financeiro também explica que é fundamental dar um passo além de listar as despesas. “O que impacta no orçamento são os relatórios e as análises que essas ferramentas oferecem, por isso, é fundamental ser criterioso na hora de fazer o download.”

Existem diferentes plataformas – desde as mais simples, para quem quer praticidade, até as mais complexas, para quem deseja ter o orçamento analisado detalhadamente e apresentado em gráficos. Usados com disciplina, os aplicativos podem estimular o controle dos gastos e proporcionar economia ao usuário. Abaixo, confira algumas opções disponíveis na rede.

bolso.jpg