Não saia de casa sem ele ou não saia de casa com ele? Essa tem sido uma grande questão quando o assunto é o uso do cartão de crédito neste final de ano em meio ao fantasma do “bug do milênio” – uma possível pane nos computadores que entenderiam o ano 00 como 1900. Claro que a mesma preocupação vale para qualquer tipo de transação financeira. Acontece que o cartão de crédito é praticamente artigo de primeira necessidade para quem viaja e ninguém quer ter dor de cabeça na hora de, por exemplo, pagar a conta na liquidação pós-Natal da Bloomingdale’s. A preocupação cresce quando a American Express avisa: “Poderão ocorrer divergências no processamento de informações originadas de nossos sistemas ou de terceiros, em razão das questões do ano 2000.” Fica claro que o tema pode sair das teses dos alarmistas e parar no seu bolso. “Nós já investimos US$ 383 milhões, mas ninguém tem 100% de certeza do que pode acontecer”, diz Simon Kleine, vice-presidente da American Express.

Portanto, é melhor tomar algumas medidas de precaução, principalmente se pretende viajar para fora do País. “Tenha a certeza de que terá socorro imediato em qualquer parte do mundo”, afirma Maria Inês Dolci, advogada do Instituto de Defesa do Consumidor. Somente no Brasil, o Credicard investiu US$ 20 milhões em ajustes nos sistemas e processos. “Fizemos simulações utilizando oito datas diferentes”, diz Reginaldo Fontes, diretor do Credicard. A empresa vai lançar no final de outubro uma cartilha com orientações aos clientes. Na verdade, ninguém sabe o que pode ou não acontecer na virada do milênio. “Na dúvida, uma opção seria evitar ou reduzir o uso do cartão entre o dia 31 e 3 de 2000”, diz Silvio Genesini, sócio-diretor da Andersen Consulting.

DICAS
 

  • Não forneça o número de seu cartão, de seu banco ou qualquer outra informação a pessoas que solicitarem com o argumento de preparar suas contas para o bug do milênio.
  • Tenha sempre em mãos o número de sua senha e o telefone das centrais de atendimento.
  • Guarde os recibos das despesas efetuadas com o cartão de crédito e compare com os valores de seu extrato de conta. Se houver qualquer discordância, ligue para o serviço de atendimento ao consumidor.
  • Confira com atenção o que está assinando, sem fazê-lo automaticamente.
  • Só faça compras pela Internet em endereços confiáveis. “Ninguém garante que o site não vai desaparecer no dia 1º”, alerta Marco Garib, da EverSystems.