Calcanhar-de-aquiles

Um estudo publicado pela revista científica Nature revela que a Internet é resistente a falhas mas vulnerável a sabotagens. O físico húngaro Albert-László Barabási, da Universidade americana de Notre Dame, usou modelos matemáticos e estatísticos para comprovar a tese. “A boa notícia é que a internet não deixa de funcionar se boa parte dos PCs forem desligados”, disse László a ISTOÉ, por telefone, da Transilvânia, cidade romena onde mora. A má notícia é que bastaria tirar do ar alguns dos sites mais visitados para comprometer todo o funcionamento da Web. Ao atacar simultaneamente 4% das máquinas mais acessadas, um ciberterrorista conseguiria derrubar a rede mundial em questão de minutos. “Esse estudo alerta para o risco de abrir e-mails e instalar programas desconhecidos”, diz Demi Getschko, do comitê gestor da internet brasileira.

…………………………………………………………………………………

 

Outra amante?

Astrônomos da Universidade do Arizona e do observatório Smithsonian em Massachusetts, nos EUA, descobriram uma nova lua de Júpiter – a primeira desde 1974. São 17 os satélites ao redor do maior planeta do sistema solar (foto). O asteróide S/1999 J1 foi avistado em outubro, mas os cientistas pensaram tratar-se de um cometa. O cálculo da trajetória do astro revelou o engano. Agora será preciso capturar novas imagens para confirmar a descoberta. Só então a lua será batizada. A dúvida é se, assim como os demais satélites de Júpiter, ela terá o nome de um amante de Zeus, o mitológico deus dos deuses.

…………………………………………………………………………………

Em foco

Durante uma conferência em Tóquio na quarta-feira 26, o presidente da Sony, Kunitake Ando, mostrou o protótipo da menor câmera digital da empresa. A máquina com tela de cristal líquido colorida de meia polegada tem 6,2 cm de comprimento, 2 cm de largura e grava até mil imagens em um cartão de memória de 64 MB.

…………………………………………………………………………………

Missão diabólica

Foram três anos de espera, mas enfim chegou a sequência de Diablo, jogo que vendeu 2 milhões de cópias. Com manuais traduzidos para o português, o jogo custa R$ 70 e vem em três CDs recheados de imagens mórbidas. O objetivo continua o mesmo: dizimar o maior número de monstros, conquistar tesouros, armas e forças para enfrentar Diablo, o senhor do mal.