Medicina & Bem-estar

Viva Bem

Viva Bem

P E S Q U I S A
Animais contra alergia
Brincar na fazenda, onde vivem animais como vacas, galinhas e outros bichos, diminui as chances de a criança desenvolver alergias. A constatação é de pesquisadores austríacos, que estudaram 2.283 crianças. Aquelas que tinham contato com animais eram três vezes menos sensíveis a problemas alérgicos e respiratórios, como a asma, do que as que vivem na zona urbana. A hipótese é a de que o contato precoce com os animais aumente a tolerância das células de defesa do organismo a bactérias e ácaros.

 C O R A Ç Ã O
Sem tumor
Médicos texanos retiraram o coração de um paciente para poder extirpar o câncer, do tamanho de um limão, que acometia o órgão. A operação foi necessária porque o tumor estava no átrio esquerdo, parte do coração que impediria o acesso dos médicos numa cirurgia tradicional.

P E S O
Pontos para o gordo
O endocrinologista Alfredo Halpern acaba de lançar o livro Ponto para o gordo (editora Record), em que aborda não só o problema de excesso de peso, mas também os métodos para combatê-lo. No final do livro, ele ensina uma dieta de pontos que nada mais é do que uma boa reeducação alimentar.

N O V I D A D E
Açúcar puro
Vítimas do stress pós-traumático, problema que acomete quem sofreu violências, podem ter um alívio. O medicamento Zoloft, para depressão, mostrou ser eficaz contra o mal e acaba de ser aprovado para o tratamento da doença pela FDA, órgão que controla drogas e alimentos nos EUA.

M U L H E R
Pais e filhas
A relação entre pais e filhas pode interferir até no desenvolvimento fisiológico das meninas. Pesquisadores americanos constataram que quanto mais próximos os pais estão das filhas, mais tempo demora para elas entrarem na puberdade. Ainda não se sabe o porquê desse comportamento, mas com uma infância prolongada, as meninas en-tram na adoescência mais preparadas.

S U A  D Ú V I D A
O que é incontinência urinária?
Antonio A. Bezerra, por e-mail

É a perda de urina sem que se consiga controlar. Às vezes, pelo simples fato de a pessoa tossir ou fazer algum esforço físico. Mais comum em mulheres, a incontinência urinária acontece por causa do enfraquecimento da musculatura que segura a bexiga. Em homens, problemas neurológicos decorrentes de doenças como Parkinson, derrame ou a retirada da próstata podem desencadear o sintoma. Dependendo do caso, o tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.
Sidney Glina, urologista de SP

Gostaria de saber o que há de novo sobre a doença de Crohn
Daisy Greco de Freitas, RJ

A doença de Crohn é uma inflamação do tubo digestivo que pode afetar a mucosa da boca até o ânus. Isso acontece porque células de defesa do organismo começam a atacar estruturas do próprio corpo. O tratamento ainda é feito com remédios imunosupressores, que diminuem as defesas do organismo. Em último caso, há indicação cirúrgica. Atualmente, estuda-se o gene responsável pela doença, mas as pesquisas ainda são iniciais.
Vital Passos, gastroenterologista da Santa Casa de São Paulo.