Medicina & Bem-estar

Beleza pura

Nova vitamina C deixa a pele mais jovem

Das novidades em beleza, a vitamina C (ácido ascórbico) é uma das mais festejadas. Além de impedir a ação dos radicais livres (moléculas em desequilíbrio que facilitam o envelhecimento precoce), também estimula a produção de colágeno (substância que dá sustentação à pele). Encontrada em loções e cremes para o rosto e também em gotas, ela agora começa a ser usada em pó. A novidade chegou ao Brasil há dois meses, na forma de um produto chamado Maximum C. A promessa é de que, nessa apresentação, a vitamina traga ainda mais benefícios para a pele.

A razão é simples. A vitamina C é fornecida pura, o que significa aproveitamento muito maior. “No produto, a concentração de vitamina C é de 100%. Nas antigas loções, a quantidade não passa de 30%”, compara Kátia Fredel, farmacêutica responsável da Pró-Life, importadora do Maximum C no Brasil. A vitamina em pó não é aplicada sozinha. Ela deve ser misturada a um creme hidrante, gel ou loção e depois ser passada no rosto.

As mulheres que experimentaram aprovaram a novidade. A artista plástica Beatriz Pena, 49 anos, é uma delas. “Uso o produto há um ano e oito meses, antes de ele chegar ao País, e estou contente com os resultados”, vibra. Além de ficar com a pele mais macia, Beatriz se livrou das manchas escuras deixadas pelo sol. “A vitamina C também tem ação clareadora. Por isso, é eficaz no combate às manchas”, diz a dermatologista Ana Lúcia Récio, de São Paulo.